Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Racionalização

De acordo com o dicionário, racionalização significa simplificação e aperfeiçoamento de uma técnica, de modo que melhore o rendimento. Nesse sentido Weber faz uma análise da sociedade, do ponto de vista das relações econômicas e suas manifestações entre os indivíduos, suas crenças e aperfeiçoamentos.
     O autor ao estudar o início da universalização do capitalismo, capta fundamentos na teoria protestante. Mesmo sem planejar um modelo econômico, os preceitos e comportamentos religiosos desse grupo acabaram por influenciar todo um modelo de vida, que tem reflexos muito atuais. O que era costume de um grupo seleto desprendeu-se e passou por um processo de racionalização, atingindo todo o mundo.
     O contexto histórico de surgir junto com uma nova classe social de trabalhadores colaborou para adotar a ética protestante: o trabalho dignifica o homem, quem trabalha e poupa recebe recompensas divinas na vida e não um projeto de vida após a morte. Religião e sociedade caminhando junto, com o fim de dominação do mundo moderno.
     Com essas práticas religiosas (econômicas) desse grupo, os benefícios e ascensões financeiras foram notáveis, influenciando outras culturas e povos, que passaram a exercer as mesmas práticas para competirem igualmente. Daí surge a universalização e       os primeiros passos do capitalismo atual.
     Essa racionalização analisada por Weber, parte desse ponto: os princípios religiosos são racionalizados e difundidos pelo mundo, sendo capaz de criar outros hábitos e mudanças na sociedade, bem como na economia. Essa racionalização tem áreas de atuação: garantias jurídicas de proteção ao patrimônio, racionalização do próprio homem, que passa a criar o ideal de poupar para gerar mais riqueza, entre outras.
     Contudo, na prática, mesmo que toda a sociedade seguisse a risca todos esses preceitos herdados do protestantismo, não teria como todos os indivíduos se ascenderem socialmente. Só existe o rico porque existe o pobre, não tem como existir uma sociedade só com homens ricos. Isso também porque não existe riqueza suficiente para todos acumularem e pouparem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário