Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Racionalização como meio de legitimação

É notável o famoso processo de racionalização pelo qual o sistema capitalista passa, a fim de aprimorar-se, efetivar-se e se consolidar. Basta olhar para o processo histórico para perceber como o sistema capitalista se infiltrou nos modos de produção, nos meios de vida e nas culturas.
A esse repeito, Max Weber destaca em sua obra, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, os aspectos que foram essenciais para a disseminação e solidificação do sistema capitalista. Dessa forma, destaca elementos como: racionalização, tais como a racionalização contábil, científica, jurídica e do homem em si; a influência dos ideais do protestantismo. Tais elementos auxiliam a medida que dão aparato formal, no caso de um sistema legal e uma administração orientada por regras, e ideológico, no caso da ética protestante e os novas concepções acerca do lucro, do enriquecimento, do acúmulo de capital. Acumular capital passa a se relacionar com ideia de virtude e eficiência.
Sendo assim, pode-se dizer que a racionalização exposta por Weber age também como justificativa para a legitimação do sistema capitalista. Além de obter um caráter positivo ao ser atrelar à racionalização, o capitalismo passa a ser visto como o sistema mais adequado para a sociedade. É notável que quando nos referimos a outros sistemas políticos e econômicos, que não o capitalismo, isso em geral é não é visto com bons olhos. Observa-se como a ocidentalização possui uma grande força, já que para nós parece impossível viver fora do capitalismo.
Portanto, a partir de tais elementos é possível destacar a lucidez com que Max Weber descreve o “espírito do capitalismo”, espírito que se disseminou pelo globo e se infiltrou na conjuntura social, alterando as relações familiares, as relações socioeconômicas, os meios de produção, a divisão do trabalho, e, sobretudo, o modo de pensar e de agir do homem moderno contemporâneo, sua visão de mundo em especial no que diz respeito ao capital.





Dayana Moura Dezena
 Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário