Ao falar sobre o primeiro contato com a sociedade e outros costumes,
a escola tem o papel fundamental de mostrar essa primeira impressão para a
criança, que no primeiro momento não percebe, mas com o passar dos anos nota-se
uma estrutura e uma prática social muito presente e forte dentro do âmbito
escolar, desde o ensino primário até o ensino médio.
A escola será um
espaço onde a criança ficará até a sua adolescência frequentando e por isso, o
sociólogo Émile Durkheim traz um conceito importantíssimo sobre a escola e como
ela cria um pensamento coercivo e velado para esses jovens. Durkheim denomina o
ambiente escolar como um local propício para a propagação de ideias e
influências de uma determinada sociedade para as pessoas ali presentes, ou
seja, toda a educação e ensinamentos ali são frutos de um fato social advindo
de uma influência externa que irá definir as atitudes e o comportamento dos
alunos sem que eles percebam.
A popular frase “Estudar para ser alguém na vida” é o maior
exemplo de coerção social, pois foi imposto para nós desde a escola sem que notássemos,
que o estudo, o acúmulo de conhecimento e o trabalho qualificado, seria uma
forma de sucesso e prestígio dentro de uma sociedade completamente capitalista
e neoliberal.
Além disso é importante destacar uma problemática no
Brasil que vem principalmente de um preceito que foi sendo incorporada para um
coletivo com o passar dos anos, o racismo. A escritora Grada Kilomba em “Memórias
da plantação: Episódios de racismo cotidiano”, destaca o racismo como algo estrutural
e muitas vezes explícito dentro de ambientes científicos historicamente dominados
por brancos, e por mais que seja em um ambiente diferente do escolar há muitas
semelhanças nas desigualdades estabelecidas. Percebe-se que o baixo número de
pretos em ambientes elitizados como escolas particulares, a predominância de
pensadores e cientistas brancos e a associação do culto ou inteligente sempre
ser branca não é uma coincidência, é algo intrínseco a nossa sociedade, que passou
por um processo de marginalização e apagamento do preto e de sua cultura em nosso
país, e como consequência você tem um racismo enraizado que vai além da nossa
individualidade.
Diante de tudo que foi exposto a escola é um lugar de
influências e de mudanças, portanto, deve ser um ambiente plural e multicultural,
para que abra espaço e oportunidade para diferentes vozes e visões de mundo para
de alguma forma resistir a essa coerção social que está inconscientemente em
nós.
Hugo Rodrigues da Silva, Direito 1º ano (Matutino)
RA: 231222637
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