A consciência
coletiva, segundo Emilé Durkheim, consiste no conjunto de crenças, valores, normas
e costumes que faz com que os indivíduos hajam de forma semelhante. Segundo o
sociólogo, esse conceito é uma força social que contribui para a manutenção da
ordem e da estabilidade dentro de uma sociedade, sendo formada através do
compartilhamento de ideias semelhantes entre os indivíduos que, na maioria das
vezes, são influenciados pelo contexto em que estão inseridos. Dessa forma, o
pensamento coletivo influencia diretamente nas decisões individuais dos seres
humanos e é o responsável por evitar anomias dentro de uma população, ou seja,
a deterioração das regras que mantém a coesão social e regulam as ações
pessoais.
Dentro dessa perspectiva, na
contemporaneidade, com o avanço das mídias digitais e da globalização do mundo,
vem se popularizando na internet o chamado “efeito manada”. Tal fenômeno
consiste na ação das pessoas ignorarem suas próprias opiniões e valores para
seguir o pensamento da maioria coletiva, independente do que isso signifique para
suas crenças pessoais. Sendo assim, indivíduos que possuem grandes quantidades
de seguidores e detém certa influência dentro desse meio, têm a capacidade de mobilizar
milhares de pessoas para agir de acordo com seus próprios interesses, sejam
eles para o bem ou para o mal.
Nesse contexto, a consciência
coletiva passa a ser controlada por indivíduos que colecionam certo poder dentro das mídias digitais, e se torna uma arma perigosa para atual
sociedade. Similarmente à ideia proposta pela filósofa portuguesa Grada Kilomba,
em contraposição ao defendido por Durkheim, ela pontua que a ideia do pensamento
coletivo não é universal, mas sim, uma tentativa daqueles que detém certa força na sociedade de silenciar ou manipular os grupos minoritários a seu favor.
Cria-se, assim, uma falsa ideia de mente coletiva que orienta a população e influencia as suas decisões cotidianas: como comprar um produto que uma celebridade divulgou
utilizando e até mesmo atacar um perfil online por ele possuir alguma
desavença com uma personalidade famosa.
Portanto, dentro da realidade
contemporânea, é necessário refletir: nós realmente tomamos decisões baseadas nas
nossas próprias crenças e valores, ou involuntariamente somos estimulados pelas grandes mídias digitais e indivíduos influentes dentro delas a realizar
ações que os beneficiam?
Carolina Carneiro Chaves - 231223498
1° direito matutino
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