Mas, não há verdade absoluta ou uma filosofia definitiva, como exemplo de ideias ultrapassadas que ainda são utilizadas podemos citar o pensamento cartesiano. Este considera que todos os seres vivos e a natureza funcionam como maquinas, e que por isso elas podem ser desmontadas em partes menores para que seja mais fácil entende-las. Contudo, esta visão desconsidera completamente o conjunto completo e, por conta disso, ao tratar os problemas da sociedade como pequenas peças outros são criados, pois estes são extremamente complexos e não podem ser resolvidos desta forma. Mesmo sendo uma ideia datada ela predomina na sociedade e continua trazer consequências.
Outra ideia ultrapassada que ainda é utilizada é de torturar a natureza para "extrair" seus segredos, arquitetada por Francis Bacon. Esta ideia justifica a massiva extração de recursos do planeta, pois a mãe natureza deveria ser escravizada pelo homem. Graças a está forma de pensamento inúmeras especies foram extintas, ou estão para ser, muitos ecossistemas encontram-se em situações irreversíveis e a especie humana está passando por uma crise climática de proporções catastróficas, tudo isso para termos vidas mais convenientes.
Logo, devemos perceber que estas ideias forma uteis anteriormente, mas para a atualidade elas são completamente obsoletas e que cabe a nós repensarmos-nas para que elas não se tornem nocivas. Alem disso, devemos readequar nossas ações levando em conta a situação em que o mundo se encontra, pois, se não fizermos nada, as próximas gerações não terão conveniência alguma em suas vidas.
Victor Hugo de Souza Campagnoli - 1° ano de Direito - Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário