Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de março de 2020

Teoria geral dos sistemas aplicada ao Direito

fonte: Blog do Carneiro

As ações realizadas pelo Direito são de extrema importância para a vida em sociedade, para que seja possível a regulamentação das atitudes dos cidadãos e a busca de um bem-estar social. Portanto, é perceptível a necessidade de que as ciências jurídicas sejam capazes de compreender a sociedade como um todo, a fim de melhorar suas soluções e aplicações práticas de problemáticas vigentes na sociedade. 
Desse modo, a interdisciplinaridade age como meio de complementação das ciências jurídicas, tendo em vista, sua potencialidade de melhorar a compreensão da realidade social, através da construção de relações entre disciplinas que procuram entender a evolução da sociedade e suas peculiaridades, as ciências sociais, de modo geral. Nessa perspectiva, é função das ciências jurídicas entender e acompanhar as mudanças da sociedade e a partir disso, se adequar as mesmas, se afastando da antiga visão de que o Direito se trata apenas da compreensão de normas. 
Tal pensamento, está diretamente relacionado com a Teoria Geral dos Sistemas, cujo objetivo é estudar de maneira interdisciplinar os fatores que agem sobre o sistema, entendendo esses fatores como interdependentes e correlacionados. Essa ampliação no modo de estudo de um sistema, torna a Teoria Geral dos Sistemas aplicável a diversos campos do conhecimento, até mesmo o Direito. 
Partindo desse pressuposto, é fundamental entender o Direito como um sistema influenciado continuamente por elementos externos, que mesmo não sendo parte do mundo jurídico, são capazes de reproduzir mudanças e interferir nas decisões do Direito.  

Milena dos Santos Camargo- 1°ano Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário