Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de março de 2020

Método científico de Descartes: válido ou ultrapassado?
   Há muito a se discorrer acerca de Descartes e seu método científico, desde sua vigência na ciência atual até sua incapacidade de acolher a diversidade de pensamentos. Desse modo, encontra-se críticas diante da abrangência cartesiana, uma vez que especializa indivíduos em determinada atividade, mas não os prepara para o elo entre as diversas áreas do sistema neoliberal atual. Assim, tal pensamento é expresso em "Ponto de Mutação", filme de 1990, o qual debate acerca da revolução científica trazida por Descartes, juntamente com sua necessidade de adaptação ao contexto hodierno.
  Com efeito, deve-se reconhecer que, assim como Descartes afirmava, seu método deveria ser uma forma de evolução do pensamento científico, de modo a ser mais fácil a análise e a conclusão do experimento. Entretanto, atualmente, vê-se, como fundamental, a necessidade da interdependência dos saberes, agregando o conhecimento das áreas exatas, humanas e biológicas com o aprendizado popular. Dessarte, durante todo o filme, uma das personagens principais, Sonia, demonstra que cada um dos problemas do sistema está interligado às bases que regem tal vigência, já que não há a percepção das conexões citadas acima, podendo haver mudança, somente, com o rompimento da crença de separação. 
  Por conseguinte, da mesma forma que Descartes retratou em sua obra, suas ideias deveriam ser questionadas e, portanto, modificadas. A manutenção destas trouxe, apenas, a visão mecanicista da natureza, fazendo com que seja explorada e analisada como objeto. As relações e o progresso tecnológico passaram a ser frívolos e não se entende a importância da interdisciplinaridade. Perdeu-se valores antigos concretizados e não discute-se a real possibilidade de mudança do sistema neoliberal 
  Em suma, é imprescindível que se adquira, com o tempo, a capacidade de reavaliação do método científico cartesiano, de modo a reconhecer seus benefícios trazidos, para a época, e conseguir remodelá-lo. Dessa forma, usa-se o desenvolvimento obtido e o aperfeiçoamento, compreendendo que a interdisciplinaridade faz com que sejam abrangidas todas as necessidades, de todas as áreas possíveis dentro do sistema atual, ao modificar a perspectiva da sociedade e sobrelevar a visão de Descartes. Só assim é capaz de superar os problemas trazidos pelo individualismo e validar um panorama livre das distinções do conhecimento. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário