Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de março de 2020

Poder social: voto


A partir do documentário Ponto de Mutação, elaborado por Fritoj Capra, a personagem Sônia discute sobre sua escolha de não votar nas eleições, apesar de questionar a política norte-americana. Entretanto, o voto é um fator determinante sobre como os problemas sociais e ambientais serão lidados nos anos seguintes. Hodiernamente, muitos indivíduos também optam por realizarem a atitude da personagem, o que resulta em uma sequência de aspectos negativos, que poderiam ser evitados, com uma boa administração pública. Logo, é fundamental entender a interligação dos fatores em um sistema social, a fim de resolver os impasses enfrentados pela sociedade.
Em primeira análise, durante a Guerra Fria, fortaleceu- se a ideia do American Way of Life em âmbito global, o que tornou o EUA, uma influencia aos países subdesenvolvidos. Desse modo, a votação norte-americana, afeta indiretamente as relações sociais dos outros países. Assim, o posicionamento de todos, é relevante para o impacto causado nessas áreas, que na maioria dos casos, de maneira negativa, acabam sendo exploradas e perdem suas individualidades culturais. Logo, é inevitável afirmar que os problemas sociais e ambientais são fruto de um pensamento dominador de países desenvolvidos sob Terceiro Mundo.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 30 milhões de brasileiros não compareceram para votar em 2018, dessa forma, pode-se afirmar que parte da população – por muitas vezes não possuir acesso e informações sobre o processo eleitoral- não considera importante o hábito de votar. Ademais, é notável que tal medida é marca de baixos investimentos na educação, que por sua vez, não irá formar cidadãos portadores de um pensamento crítico. Por conseguinte, uma sociedade com pouco acesso será influenciada a eleger candidatos que prometem melhorias, porém não cumprem.  Desse modo, tudo está relacionado, desde a votação até a corrupção do sistema.
Portanto, é fundamental compreender a relação das sociedades entre si, para assim, obter uma organização adequada desse sistema social interligado. Em outras palavras, é necessária a mudança no sistema como o todo, e não uma divisão de fragmentos para tal resolução, pois uma parte influencia a outra. Dessa maneira, a abstenção do voto é uma negligência aos indivíduos, que infelizmente, encontram-se marginalizados por outros grupos sociais e são vitimas de segregação e desigualdade. Por isso, é necessário que ocorra um rompimento com a normalização da imparcialidade, a fim de, mudar o cenário contemporâneo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário