Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de março de 2020

As bases da sociedade moderna


                                    
  O conhecimento empírico tanto quanto o racional tornaram-se a base da sociedade moderna.Algumas obras cinematográficas ou artigos da área criam embates entre as duas formas de pensar como, por exemplo, o filme “O ponto de mutação”  baseado em Fritjof Capra. Entretanto ,ambas possuem seus papéis fundamentais e nenhuma delas deve ser visto como ultrapassada .Dessa forma , cabe explicar nesse texto o motivo de ambas serem importantes.
 O racionalismo defende que o conhecimento seguro só pode ser descoberto através da razão. Nesse sentido, essa filosofia defende a utilização de axiomas(verdades inquestionáveis) para a formulação do conhecimento, como visto no desenvolvimento da matemática. O filme citado na introdução, explica através da opinião de Sonia Hoffman(personagem) que atualmente tudo está interligado e por isso a visão mecanicista de Descartes (defensor do racionalismo como única fonte de se obter a verdade) se tornou ultrapassada. Como exemplificado na ação do Brasil queimar as suas florestas por diversos motivos, entre eles para pagar suas dívidas externas. Além disso, vale dizer outra limitação do racionalismo, ao que turge as soluções de problemas cotidianos, como é o caso dos incêndios no meio ambiente, os quais só puderam ser melhor combatidos com base nos experimentos científicos. Porém, vale ressaltar que o racionalismo por mais que não consiga englobar todos esses motivos, não deve ser excluído do meio acadêmico, visto que há fatores que precisam ser explicados pela razão, além de ser eficaz para a resolução de problemas mais simples.
 A outra vertente da epistemologia é o empirismo, o qual é defendido no filme como a visão que mais compactua da realidade, pois tenta examinar as situações como um todo ao invés de dividi-la em partes como o método cartesiano prega. Entretanto deve-se ter em mente que o conhecimento empírico também possui suas limitações, uma vez que por ser dependente dos fatores sensoriais e também da experiência, não consegue fornecer soluções exatas com fundo lógico, mas apenas respostas com base em experiências. Como por exemplo as formulações matemáticas que são desenvolvidas a partir de uma linguagem matemática que não se contradizem e não dependem de experiências para serem comprovadas.
  Dessa forma, o racionalismo e o empirismo possuem suas vantagens e também limitações e por isso não devem ser excluídas como forma de se compreender o mundo.

Rafael Enzo Yamada-1ano-matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário