Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de março de 2020

O proposto refinamento científico

           Em meados do século XVII , o célebre filósofo René Descartes introduz o racionalismo filosófico no âmbito científico com o intuito de promover uma mudança substancial nos métodos de investigação. O vigente ceticismo presente nas ideias desse pensador, permitiu que a Ciência Moderna se tornasse o berço dos saberes em pleno século XXI e também como fonte de inspiração para futuras elaborações culturais. Desse modo, infere-se que em virtude da eficiência metódica cartesiana, o refinamento técnico-científico na Pós-Modernidade seria inevitável e realizado com excelência.
           No filme "Ponto de Mutação", de Fritjof Capra , fica perceptível o modo como o Cartesianismo influi no pensamento dos personagens. A ordenação psicológica dos protagonistas da história reflete como os preceitos cartesianos são empregados na Contemporaneidade, sendo necessário, a priori, raciocinar com base em simples axiomas , para assim construir o entendimento total dos fatos, não deixando de aplicar contínuas deduções durante o processo. Com isso, nota-se que em importantes áreas do conhecimento como a Medicina e o Direito, a influência dessa ferramenta de elaboração científica encontra-se em um abundante comparecimento.
           Sob essa análise, vê-se que o legado racionalista concedeu à humanidade a condição de alcançar a primeira verdade proposta por Descartes. As subdivisões presentes no campo do Direito, por exemplo, permitiu com que fossem originados profissionais de uma alta capacitação, muito em decorrência do quão ampla é essa área do conhecimento, assim como diversas outras. Dessa forma, fica notório que mesmo que a Ciência esteja descentralizada em suas esferas, as quais são muito distintas umas das outras ( Humanas , Exatas e Biológicas ), o seu objetivo final será sempre o alcance da veracidade das informações, como já fora proposto pelos racionalistas.


          Mateus de Oliveira Medeiro - 1º Ano - Direito - Noturno 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário