Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

O Positivismo e a Judicialização da Política

O Positivismo de Comte se assemelha em boa medida ao atual cenário político e judiciário do Brasil, em que se faz cada vez mais presente o fenômeno da judicialização da política. Tal processo, assim como o Positivismo, privilegia o pragmatismo e, muitas vezes, desconsidera o contexto geral em suas análises e decisões.
Para Comte, as ciências devem ser desenvolvidas através da observação objetiva e empírica da realidade. Assim como o judiciário, que tem dirigido sua recentes deliberações para questões ligadas ao legislativo com o intuito de normatizar e atender exigências momentâneas. No entanto, tais medidas, por serem paliativas não atendem as demandas sociais e se tornam ineficazes.
Por isso, a supressão do poder legislador pelo judiciário se aproxima do Positivismo, uma vez que, ambos fazem "recortes sociais" e analisam uma parte do todo. Esse tipo de investigação pode ajudar a construir uma ciência acerca da sociedade, mas não é capaz de corrigir ou entender toda a sua complexidade.
Desse modo, o Positivismo aplicado de maneira literal e/ ou sem cautela pode tornar-se um problema social e prejudicar ainda mais o trabalho legislativo, já tão negligente e pouco democrático.

Bruna Dantas - Direito (noturno)

Um comentário:

  1. Mais um artigo em que fica claro que sua autora nunca leu as obras de Augusto Comte e apenas repete as mentiras e calunias criadas pelos nossos meios acadêmicos militantes do socialismo/marxismo,pois ela faz afirmações que não se encontra no positivismo,como por exemplo a interferência do judiciário no legislativo,isso não tem nada á ver com o positivismo,essa atitude é culpa do caráter dos juízes envolvidos nessas ações,outra mentira socialista/marxista sobre o positivismo é a de que seria uma corrente ideológica filosófica que estuda apenas uma parte dos fatos e não o todo,isso é mentira pois Augusto Comte criou para o positivismo a filosofia da história onde todo o desenvolvimento da humanidade ao longo da história é estudado para se compreender as suas origens e indo além Augusto Comte criou a sociologia para estudar o indivíduo e a sociedade a fim de conhecer os fenômenos sociais e suas causas e origens para melhor solucionar os problemas das relações humanas, portanto não ha nada de superficial e fora da realidade no método positivista de analisar a sociedade e propor soluções.

    ResponderExcluir