Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Positivismo + Direito = ?

A bandeira do Brasil tem um  lema positivista "Ordem e Progresso" inspirado na frase de Auguste Comte "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Nosso judiciário tem uma corrente positivista, O positivismo no judiciário é definido por muitos juristas como uma corrente que tem como objetivo o estudo das normas, ou seja, o direito concreto. Nesta corrente não se estuda o contexto de criação da norma, e nem ao menos quem criou.
O Direito segundo a escola filosófica Estóica vêm para "Obriga o ser humano a combater suas paixões e fraquezas" (Dimoulis, D 2003), o ele obriga o ser humano a combater seus vícios acaba petrificando o mesmo, isto é completamente importante para se manter a ordem, mas até que ponto?
Como ocupar as ruas se o estado quer a "ordem"? Sem a interpretação das leis muitos jovens são presos com 1g de maconha e taxados como traficantes. Mas então, a quem caberia esta interpretação? Ao judiciário ? A uma simples vara? Ou melhor, ao Oráculo brasileiro, o famoso STF ( Supremo Tribunal Federal)? Em minha opinião, esta corrente criou um sistema que é feito para punir pobres, ou melhor é para punir os 2 P's ( Preto / Pobre ).
Para este sistema positivista criado , não importa o que é necessário para manter a ordem, desde que a mantenha, violência policial ? OK. Assassinato ? OK. O que realmente importa para este sistema e o resultado final. 

M. Farias G. dos Santos
1º semestre Direito, noturno.

Um comentário:

  1. Mais um artigo em que se repete as muitas besteiras e calunias contra o positivismo criadas pelos meios acadêmicos socialistas/comunistas-marxista em que desinformar os alunos e a sociedade,apenas para destruir as outras ideias(positivismo) são palavras de ordem,obrigação de cartilha em que a intenção é fazer que todos pensem que o positivismo não presta e que só o socialismo/comunismo é bom todo o resto é ruim,o que não passa de mentira é claro; Quanto as decisões questionáveis do judiciário brasileiro,estas não tem nada á ver com o positivismo,as ideias positivistas são muito diferente das conclusões tiradas pelo autor,que apenas demonstrou que nunca leu as obras de Augusto Comte e que apenas repetiu as besteiras que os militantes dos meios acadêmicos dizem.

    ResponderExcluir