Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Imposições da sociedade


          Segundo Émile Durkheim, fato social são regras que determinam o modo de agir, pensar e sentir de um indivíduo na sociedade em que ele está inserido. É evidente que todos os indivíduos estão sujeitos a várias imposições coercitivas de visões e comportamentos que traduzem hábitos do coletivo e que o indivíduo não chegaria espontaneamente. Um exemplo são as roupas usadas pelas pessoas. Desde pequenas, elas são influenciadas no seu modo de vestir de tal forma que quando crescem acham que é natural usar esses tipos de vestimentas e não outras. O sistema monetário, o idioma e as leis também são estabelecidas aos seres humanos de modo que eles cresçam tendo um modelo a ser seguido, sendo, portanto, fatos sociais.
        Na visão de Durkheim, todas pessoas têm uma mínima noção do Direito que foi imposto pela sociedade durante o seu crescimento, e essa noção se faz importante, afinal, o Direito é uma grande ferramenta de combate a anomia, ou seja, ele combate a desordem e a desorganização de uma sociedade, sendo que, para Durkheim, a anomia é vista como uma patologia social por causar um desespero na sociedade que não consegue se ver seguro com a quebra das instituições.
        Atualmente, pela perspectiva durkheimiana, o terrorismo gera um estado de anomia no mundo, especialmente nos países que sofrem diariamente com os conflitos, como na Síria, ele é considerado um fato patológico por quebrar uma ordem social global e principalmente as ordens das sociedades em que se encontram, a sociedade muçulmana nesse caso, afinal a maioria dos muçulmanos não defendem o radicalismo religioso. O terrorismo abala as instituições tão arduamente defendidas por Durkheim, sendo assim, de acordo com suas teorias. de extrema importância o combate a esse movimento radical.

       Ariadine Batista Teixeira - Turma XXXV - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário