Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

E a história se repete...


Com a análise das palestras da jornada inaurgural, com enfase no 1o dia, sobre O papel do direito nas transformações sociais , nota-se que o papel intrínseco ao direito é o da conservação de costumes, ou seja, o exercício dos tribunais e da própria normatização busca manter a sociedade como está, impedindo, muitas vezes a mudança durante as gerações e as transformações sociais. Nesse contexto, observa-se que as ideias de Auguste Comte, desenvolvidas no séc XIX, gerando a corrente Positivista, permanece presente na atualidade.

Na sua filosofia, Comte foca na racionalização do conhecimento e nas leis que regem a sociedade, com critérios históricos e sistêmicos, tendendo a criar uma padronização de ideias e comportamentos. Dessa forma, essa filosofia reflete, por exemplo, no lema pátrio brasileiro “Ordem e Progresso”. No entanto, ainda que agradável e inspiradora, a ideia central se contradiz, visto que mantêm a ideologia conservadora e pragmática, pois acredita que a sociedade evolui para o progresso baseando-se somente no estudo racional , desconsiderando a causa e repercussões dos fenômenos sociais.

Nota-se no entanto, com base 2o dia da Jornada Inaugural, com o tema de Politização do Judiciário, um rompimento com a ordem e credo positivista, tal qual transformou em tema presidencial, Michel Temer. Isso ocorre por conta da descrença na politica tradicional e a super valorização do Judiciário e a sua consequente politização. Ainda que Comte não tangencie as repercussões politicas de sua teoria, é possível notar sua interligação com a realidade atual, em que o povo busca a manutenção da ordem vigente, dos costumes e tradições instauradas na sociedade, porém o que antes buscavam em seus governantes, agora buscam no judiciário, outro poder quase tão conservador como executivo e legislativo mas com pitadas de positivismo.


Júlia Kleine Mollica - Noturno

Um comentário:

  1. Mais um artigo em que se percebe que a autora e seus professores/orientadores-palestrantes nunca leram as obras de Augusto Comte e apenas repetem as besteiras e calunias inventadas pelos meios acadêmicos socialistas/comunistas-marxistas que desinformam e manipulam os fatos. Em primeiro lugar o positivismo não é conservador e sim evolucionista que prega que a sociedade se desenvolva de forma organizada,lenta,equilibrada,igual,justa,fraterna e progressiva,ou seja Ordem e progresso; Em segundo lugar o positivismo estuda sim as causas dos problemas sociais através de sua filosofia da história,explicando-os com a sua ciência social(física social),ou seja através da sociologia ciência criada por Augusto Comte,que dizia ser seu sistematizador,e o positivismo com esses estudos defende a educação gratuita,laica,científica e humanista para todos homens e mulheres,ricos e pobres para que cada um mude sua vida como quiser,sem a tutela do estado e por isso os militantes acadêmicos marxistas odeiam o positivismo,pois eles querem dominar e controlar a sociedade,tutelando o individuo em tudo,enquanto o positivismo prega a liberdade do individuo através do conhecimento; Em terceiro lugar as decisões dos nossos tribunais e as atitudes de nossos políticos não tem nada a ver com o positivismo,isso é manipulação dos fatos,em que esse artigo se presta a ser uma obra militante da esquerda e mais nada.

    ResponderExcluir