Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Nem todo processo social foi através da ordem


  No Brasil o positivismo foi difundido nos meios educacionais, como na Escola Militar, e só posteriormente teve sua expansão em outros meios culturais. Tal processo contribuiu para que a doutrina comteana fosse ideologia dos republicanos, que ansiosos pela independência do país, organizaram uma nova sociedade eliminando tradições monárquicas e construíram a imagem que esse processo foi realizado com ordem e quase sem violência.
  Nesse aspecto, o Direito não passou ileso de tais influências. O positivismo fez com que sua sistematização nessa nova forma de governo parecesse suficiente para resolver todas as questões que lhe fosse lançada.
  Entretanto, esperar o legalismo não se mostra o método mais eficiente para solucionar as demandas sociais. A justiça social nunca foi algo simples. Historicamente o Direito sempre foi uma maneira de regular as relações sociais, ou seja, resolver conflitos entre Estado e sociedade ou padrão e empregado, e, atualmente, é a maneira de se legitimar grandes mudanças mesmo que sem o apoio popular.
  Desta forma, a lei não é garantia imediata para sanar os apelos populares. As  grandes transformações sociais sempre foram conquistadas através da organização e luta. Dizer que ordem e processo social andam junto é ignorar grandes revoluções que beneficiaram o povo na história de várias civilizações.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar nunca ocorreram grandes transformações sociais através da organização e luta,por exemplo movimentos como os feministas pelo voto das mulheres,dependeu mais da tolerância dos homens(que poderiam ter matado elas todas ou espancado-as e prendido elas),e da boa vontade dos governantes homens,alguns até bem esclarecidos e favoráveis as mulheres,mas que poderiam impedir qualquer mudança na sociedade de maneira que organização e luta não resolve ou transforma nada,se não houver o convencimento e o dialogo entre as partes;outra coisa importante Nunca houve na história da humanidade nenhuma revolução que tenha beneficiado o povo na história de varias civilizações,isso é uma mentira socialista/marxista que tenta convencer os jovens a pegar em armas em nome dos ideais da esquerda militante,onde o povo e os jovens como um todo são apenas massa de manobra e mais nada

    ResponderExcluir