Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

A sociedade moderna e os princípios de Durkheim


     A complexidade social e a dinâmica das ações humanas é objeto de estudo direto de Émile Durkheim, sociólogo e antropólogo moderno francês: a relação do chamado fato social e a intrínseca e imediata influência na elaboração de atitude do integrante da sociedade é debatida em suas obras de maior destaque.
Cabe entender profundamente o que Durkheim retrata como fato social: a atitude social do homem, algo que se distribui em determinado círculo social de modo a se normalizar e coagir os demais a agirem de maneira semelhante, imersos no mesmo ambiente. A importância do fato social não decorre apenas de seu caráter costumeiro e de certa forma normativo, mas também da sanção imposta caso não ocorra a ação esperada do indivíduo. Isso abre espaço para um entendimento do fato social ligado ao estudo do direito.

Durkheim também defende em suas obras a análise da sociedade com suas implicações reais e livre de obstáculos que impeçam a obtenção de conhecimento e métodos científicos confiáveis e decentes; cabe também a referência ao que Francis Bacon chama de ídolos da mente.
Fato é que para o francês, as relações sociais são pautadas por uma conexão entre as individualidades e coisas em comum; o direito entra no cenário para regular e manter uma certa ordem normativa social que impeça um processo que leve à anomia e consequentemente à fragmentação social. Vale a análise introspectiva dos princípios de Durkheim para entender a sociedade moderna atual.

Pedro Henrique Dinat Labone - Turma XXXV de Direito, Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário