Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Da Ordem contra o Progresso






Em 19 de novembro de 1889 a celebre frase “Ordem e Progresso” era inserida no centro da nova bandeira do brasil, substituindo o modelo anterior que vigorara somete quatro dias. E sobre este lema deveria se pautar a nação. A frase escrita no mais nobre símbolo nacional brasileiro derivada da frase do pensador francês Auguste Comte, “Amor por princípio, Ordem por base, Progresso por fim” e deixando o Amor de lado temos o lema incrustado na bandeira nacional e deixa claro uma presença do pensamento positivista na criação da república.

Ora se a própria proclamação da república se deu por uma revolução e um golpe a monarquia, embora sem o envolvimento de massas e com presença cativa da elite militar, mas mesmo assim uma revolução e uma quebra da ordem vigente até então. Como podemos então conceber uma lógica de progresso sem a revolução, conflito ou quebra da ordem? Ou como podemos conceber a lógica de um progresso pautado em uma ordem? Já que se seguíssemos a ordem ainda hoje estaríamos sobre o julgo e uma monarquia.

Embora a modernidade e o progresso cientifico tenha trazido conquistas de inestimável valor para a humanidade, algumas quebras de paradigmas e mudanças fundamentais, principalmente no que tange a conquistas de direitos sociais não se veem atendidos ou supridos pura e simplesmente pelo progresso cientifico, seja por uma deficiência da ciência em alcançar tal postulado sociais, ou por uma falta de adesão e entendimento da sociedade a algo que a ciência já validou.

Se a ciência não pode galgar ou mudar de pronto a ordem social por culpa do ostracismo e conservadorismo da mente dos indivíduos que compõem essa sociedade, como as demandas sociais podem ser supridas se não por revolução? Talvez por estar preso dentro de uma ótica que ainda contemplava os primeiros avanços e resultados práticos da ciência o pensamento positivista criado por Comte não contemplava o fato da sociedade não se dobrar de apronto as respostas dadas pelo conhecimento cientifico, nem quiçá o fato da ciência encontrar abismo diante da complexa psique humana e das possibilidades e necessidades da sua interação social.
Conservar a ordem para gerar o progresso dentro de uma ótica clara não se mantem, pois todos progresso precisa para se construir, e mais ainda para se efetivar, quebrar a ordem social que se encontrava em voga.

Obviamente que na anarquia nada floresce se não o caos e uma unidade básica deve sim ser mantida para que nossa sociedade não entre em colapso e sim o direito sendo pilar de sustentação da sociedade deve sempre se fazer o último a aderir a demanda de mudança, porém este direito não pode ser tido como sacro e feito de pedra de sustentação para o conservadorismo que tanto tenta afugentar as mudanças e o progresso.

Não podemos nos valer ou deixar que se usem da ordem, para barrar o progresso, com isso digo que sim a ordem deve existir porém esta nunca pode ser usada como barreira para o progresso, principalmente quando este progresso vem a favor do avanço social. E que assim tenhamos um pais com muito mais progresso do que ordens.



Denis Cunha
Turma: XXXV - Direito (Noturno)

2 comentários:

  1. Na verdade o amor não foi deixado de fora,simplesmente não cabe ao estado ensinar ninguém a amar,isso é inerente ao ser humano,ao estado cabe o dever de garantir a ordem,por meio de leis com as quais a sociedade concorda,e cabe ao estado possibilitar o progresso por meio da educação,gratuita,laica,científica e humanista para todos,homens e mulheres,ricos e pobres,ou seja é por meio destes dois instrumentos que o estado se envolve na vida do cidadão,ao demais tudo é liberdade,livre iniciativa,propriedade privada,imprensa livre,livre arbítrio,isso é o estado de da as garantias de liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o amor não foi deixado de fora,simplesmente não cabe ao estado ensinar ninguém a amar,isso é inerente ao ser humano,ao estado cabe o dever de garantir a ordem,por meio de leis com as quais a sociedade concorda,e cabe ao estado possibilitar o progresso por meio da educação,gratuita,laica,científica e humanista para todos,homens e mulheres,ricos e pobres,ou seja é por meio destes dois instrumentos que o estado se envolve na vida do cidadão,ao demais tudo é liberdade,livre iniciativa,propriedade privada,imprensa livre,livre arbítrio,isso é o estado de da as garantias de liberdade.

    ResponderExcluir