Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

O positivismo comtiano: controle social e preservação.



O positivismo comtiano procura estabeler a ordem e progresso social, sendo a ordem vista como forma de domínio do estado sobre a sociedade e o progresso no âmbito científico e tecnológico. Porém, para que seja possível a "ordem", é necessário duas instituições primordiais: o Direito e a família, que perpetuam na sociedade de maneira estática, como controle social e conservação, respectivamente. O primeiro, o Direito, pode ser descrito como controle social, pois atua como fato social, ou seja, algo que é imposto e caso haja um desvio de conduta pelo que espera o Direito, há uma forma de punição. A partir do momento que isso ocorre, o indivíduo delinquente é excluso no mais ímpeto e impiedoso aspecto, sendo extremamente difícil recuperar seu status de cidadão, uma vez que a sociedade inóspita não o ampara e o inclue na sociedade novamente. Já a segunda instituição,a família, atua como conservação no sentido que forma os cidadões para que sejam aquilo que se espera, por exemplo: Um filho de um médico recebe suporte, auxílio e instrução suficiente para que consiga se tornar um médico, pois lhe é ensinado através da familía que aquele é o lugar ao qual ele pertence e, mesmo que ele não queira seguir na medicina de fato, há uma forte pressão para que ele escolha algo que, aparentemente, condiga com sua classe social. Não sendo diferente para a camada dos trabalhadores de base, que desde de pequena, essa criança que nasce em uma família onde seus pais são da camada proletária, lhe é ensinado o valor do trabalho, no sentido que ele negue a si mesmo, suas ambições e sonhos, para atender à demanda da sociedade. 
Sendo, portanto vísivel a ordem que, não necessáriamente vai atuar de maneira a promover a equidade e a emancipação do indíviduo, mas pelo contrário, essa "ordem" vem como forma de domínio e desigualdade.

Victor Barroso de Aragão. Direito Noturno.

Um comentário:

  1. Mais um artigo de desinformação acadêmica,que calunia o positivismo,pois o controle do estado sobre o individuo não existe nas obras de Augusto Comte,sem contar que querer controlar a sociedade é pratica comum a todas as ideologias isso é socialismo,fascismo,gramscismo,nazismo,liberalismo e mesmo a democracia são sistemas para se manter o poder e o controle sobre os indivíduos das mais diversas formas de sociedade,por isso relacionar o positivismo com o conservadorismo e o controle da sociedade não passa de calunia e desinformação acadêmica.

    ResponderExcluir