Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Sociologia e direito



A ciência do estudo da sociedade detém de papel fundamental no estudo das leis, já que tais têm como objetivo a melhor convivência da população, a proteção de seus costumes e a manutenção de boa relação do individuo com o Estado. Necessitando com isso de analises do meio social para um direito com melhor efetividade e de justiça para seus cidadãos.
A sociologia no estudo do direito se demonstra como um instrumento impar para a definição de como o direito será aplicado na sociedade, pois a sociologia permite a criação de variadas interpretações do meio social, como o Positivismo de Auguste Comte e o Comunismo de Karl Marx – os quais se demonstram divergentes em vários pontos.
O pensamento da sociologia possui o poder de influenciar o mundo, como por exemplo, os movimentos do inicio do século XX que constituíram sociedades fascistas que se basearam no positivismo e no juspositivismo de Schimdt como a Alemanha Nazista, a Itália Fascista, a Espanha Franquista e contemporaneamente a subida ao poder dos bolcheviques em Moscou baseados na visão marxista. Que alteram o método de como o direito é efetivado nessas sociedades.
Sendo o estudo das leis o regulador das relações privadas e publicas e o estudo da sociedade uma analise de tais relações. Em tal perspectiva é possível se notar a influencia da sociologia no direito, como a maior proteção das liberdades individuais, a analise de temas tabus nas sociedades contemporâneas, após a criação desta ciência, sendo que  juntas possuem a capacidade de mudar o meio social.


Nilton Cesar Carneiro Junior, Turma XXXV Primeiro Matutino.

Um comentário:

  1. Mais um artigo em que se percebe que seu autor nunca leu nenhuma obra de Augusto Comte,nunca leu nada sobre o Positivismo,apenas repete as besteiras e calunias que são ditas contra o positivismo pelos meios acadêmicos socialistas/comunistas-marxistas,que manipulam os fatos e desinformam os estudantes e a sociedade; A verdade é que:Em primeiro lugar o positivismo é o berço da Sociologia,pois esta ciência foi criada por Augusto Comte,ou como o próprio Comte dizia foi sistematizada por ele; Em segundo lugar não ha nenhuma influência do Positivismo no nazismo,ou no fascismo,no Franquismo ou em qualquer outra corrente ideológica,pois o positivismo é uma ideologia independente,que não possui nenhuma linha de concordância com as atitudes políticas e sociais dessas doutrinas corruptas e sanguinárias,tentar fazer qualquer ligação do positivismo com essas ideologias é desinformar e manipular os fatos,ou seja é doutrinação socialista/marxista pura,o que estão fazendo nos meios acadêmicos brasileiro é meramente militância universitária.

    ResponderExcluir