Indiferença
Classista
“Nestes assuntos de sexualidade, ideias resistentes
reinam. Não despojamos das roupas sujas. As roupas lavadas vestem o
encardimento da indiferença. Travamos, com o diferente, uma luta desigual. O
inimigo combatente, que se mostra à nossa frente, é em verdade aquilo que está
dentro de nós”. (julgado)
Isís era uma bela mulher. Inteligente,
divertida, o sonho de perfeição de qualquer rapaz. Contudo, possuía um pequeno
defeito: não nascera assim. Vivendo boa parte de sua vida com uma identidade
com a qual não se identificava, inúmeras foram suas tentativas de acabar com o
sofrimento. Porém, ao entender o que se passava, sua família a ajudou a receber
a cirurgia de que precisava para finalmente poder ser aceita dentro do meio
social. E apesar de todas as agruras em seu passado, Isís finalmente pode ser
feliz, já que seu direito fundamental fora respeitado.
Isís era uma bela mulher. Inteligente,
divertida, o sonho de perfeição de qualquer rapaz. Contudo, possuía um pequeno
defeito: não nascera assim. Vivendo boa parte de sua vida com uma identidade
com a qual não se identificava, inúmeras foram suas tentativas de acabar com o
sofrimento. Ela não possuía a quem recorrer, e o fruto de seu trabalho não era
suficiente para arcar com os custos da cirurgia de que precisava. Em um
rompante de desespero, decidiu roubar a quantia necessária. Isís, lutando todos
os dias contra o encardimento da indiferença. Isís, o diferente que ameaça todo
o estado de bem estar social. Isís. Não fora uma mulher, eles disseram, contudo
facilmente a subjugaram como uma. E ninguém se importou com seus gritos, e
nenhum remorso foi sentido quando seu corpo jazia sem vida dentro de uma cela
escura.
Pensador que exerceu uma grande
influência dentro da área jurídica, Max Weber apresenta uma série de teorias
que envolvem a sociedade atual. De fato, no julgado apresentado, uma mulher trans
pleiteia o custeio da cirurgia de mudança de sexo, bem como a alteração de seu
nome no registro civil. Essa transexualidade é considerada como uma patologia,
pois a encaixam dentro da racionalidade teórica, isto é, dentro de conceitos
teóricos do que seria esse fenômeno. Entretanto, esse conceito é carregado de
valoração, pois se baseia valores, exigências éticas, políticas,
características estas da racionalidade material. Assim, o diferente, já estigmatizado
pela racionalidade teórica, pleiteia com um sistema jurídico coberto por
lacunas o cumprimento de um direito que lhe é natural e fundamental e o
respeito à dignidade da pessoa humana. Entretanto, segundo a racionalidade do
direito em Weber, não deveria o direito ser um sistema sem lacunas? Como
demonstram as mudanças pela qual passa o meio social, esse sistema sem lacunas
é complexo demais para ser conseguido, e neste âmbito a hermenêutica jurídica,
como no caso apresentado, ajuda a adequar as lacunas deixadas pelas leis às
mudanças da modernidade.
Ademais, não deveria o direito fluir do âmbito
material para o formal? Não seria o próprio corpo uma propriedade privada e,
portanto, caber-se-ia sua livre disposição? Com toda certeza, porém não é o que
acontece na prática. Na história acima, os mesmos direitos naturais foram tratados
de maneira desigual devido à diferença entre classes. A racionalidade material
não é suficiente para fluir ao âmbito formal quando esta está impregnada pela
ideologia classista. Mesmo o direito a propriedade privada - tão aclamado pelas
classes dominantes - não é respeitado quando se trata de concedê-lo a uma
minoria que amedronta por não se encaixar na padronização imposta. Livraram-se deles. Sim, é
bem o modo dos senhores procederem. Livrar-se de tudo o que é desagradável, em
vez de aprender a suportá-lo. (Admirável
Mundo Novo)
É o que dizem.
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