Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

do consciente coletivo

Uma das características comuns aos crimes são " atos universalmente reprovados pelos membros de cada sociedade". Segundo o próprio Weber, existem certos comportamentos que, apesar de não configurarem no ordenamento jurídico positivado de um grupo social como crimes, são atos reprovados pela grande maioria da sociedade, tal como práticas associadas ao rompimento com a moralidade vigente. Na Solidariedade mecanica, o sociólogo alemão usa o exemplo do incesto, prática repudiada desde os primórdios da civilização e que serviu como alicerce para a edificação da prática de agrupamentos sociais e evitar cossangiuniedade.
Para tratar dessa moralidade vigente, Weber utilia o termo consciência coletiva. A criminalidade se alia ao  conceito de transgredir os princípios básicos da consciência coletiva para criar uma execução de Direito e um fenômeno político repleto de valoração a fim de punir severamente pessoas que escolheram, por exemplo, adequar-se a uma identidade sexual a qua seu corpo não corresponde.
Para fortificar a consciência coletiva, a existência de um representante do conservadorismo social aliado à simplicidade de um povo trazem maior importância para agradar ao coletivo com maior facilidade, usando do ódio irracional contra um indivídio que porventura tenha infringido costumes.
Usando o exemplo da cirurgia de transgenitalização, compreender a sexualidade, manifestação psicológica mais primitiva como algo inerte e sagrado, devendo ser mantido única e exclusivamente por adequação física e social é uma característica de uma consciência coletiva que não compreende porque não gosta, sendo a resposta mais natural e basal, vinda da mente arraigada aos valores clássicos.
Cabe também o debate sobre a disposição do próprio corpo, que motia diálogo entre juristas, médicos e psicólogos acerca de uma cirurgia que adequaria uma manifestação consciente presa em um corpo que não corresponde aos seus desejos e o seu ideal de beleza e felicidade.
Sob o álibi de servir aos "direitos sociais", o foco do pensamento típico da consciência coletiva é repleto de incentivos ao penalismo vingativo, à repressão cultural e a proibir uma cirurgia que levaria a um ser humano uma realização física e espiritual.

Diego Franco Veloso 1o ano Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário