Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Comparação entre Weber e Durkheim

Max Weber, em seu texto, acreditava que a função essencial da sociologia é a compreensão do sentido da ação social, que seria aquela em que são inclusos valores ou sentimentos, ou seja, é aquela em que existe um sentido para agir.
Para o sociólogo existem quatro tipos de ações sociais: racional com relações a fins, racional com relação a valores, afetiva e tradicional.
Lembrando que a ação social é sempre orientada ao outro, de acordo com Max Weber. No entanto, algumas ações coletivas não podem ser consideradas sociais. Neste ponto, existe uma diferença com o pensamento de Durkheim, que acreditava que a ciência deveria romper com qualquer noção pré definida. Ou seja, desde o momento que o sociólogo começa a estudar a sociedade, seus valores não podem influenciar em suas pesquisas. A neutralidade, a separação entre o sujeito que estuda e o objeto estudado, são extremamente necessários.
Já para Weber é diferente. Como a realidade é infinita, e quem a estuda faz um recorte a fim de explicá-la, o recorte feito é uma escolha de alguém por estudar tal assunto. Assim, não tem como haver tal objetividade buscada co Durkheim. Ou seja, os juízos de valores já aparecem no momento em que o assunto foi escolhido para ser estudado.
Além disso, outro fato que diferencia os dois teóricos é o objeto de estudo sociológico. Weber não se apoia nas ciências naturais para construir seus métodos de análise e nem acreditava ser possível encontrar leis gerais que expliquem a totalidade do mundo social como fazia Durkheim. O seu interesse é diferente. Ele caminha em busca de leis causais, que são suscetíveis a um entendimento a partir da racionalidade científica.

Caio Mendes Guimarães M Machado
1º ano Direito Noturno
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário