Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sociologia Compreensiva

Maximilian Carl Emil Weber (1864/1920) foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Nascido em Erfurt, no ano de 1864, tem como principais obras: “A Ética Protestante e o espírito do capitalismo” e “Estudos sobre a Sociologia e a Religião”. É considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno, junto a Durkheim. Seus estudos mais importantes estão nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.

A sociologia weberiana pauta-se na compreensão sociológica da ação humana, isto é, segundo o autor, ela é determinada por um sentido. Tal compreensão sociológica deve focar na ação de indivíduos, mesmo quando se trata de entes coletivos, como o Estado. A ação tem como ponto de partida um juízo de valor, pois o indivíduo reflete e escolhe como agir de acordo com os valores presentes em sua consciência. Em função disso Weber classifica a ação social em quatro tipos:


1.       Ação racional com relação a um objetivo;
2.       Ação racional com relação a um valor;
3.       Ação afetiva ou emocional;
4.       Ação tradicional;


Sob a ótica weberiana, as leis são meios e não fins, pois quanto mais abstratas elas forem, menor será a contribuição delas na solução dos problemas e pior será a compreensão dos fatores que culminaram com tais problemas. Pois a generalidade da lei implica em um discernimento impreciso a respeito dos fenômenos sociais que levam o indivíduo a cometer determinado crime.


Weber critica fortemente a teoria marxista, sobretudo no que diz respeito ao materialismo histórico. Pois, para o autor, uma ciência empírica não deve proporcionar normas e ideais obrigatórios que sirvam prescrição para a realidade. É nesse contexto que o autor aponta para a necessidade de uma metodologia cientifica de caráter universal.  

Para alcançar o tipo ideal weberiano é necessário agrupar os diferentes fenômenos e analisar como se daria a ação humana sob tais perspectivas, assim seria possível o Estado organizar o caos e tomar uma medida verdadeiramente eficaz para combater os problemas sociais. Todavia tal medida, não se apresenta como um “dever ser”, mas sim como algo objetivamente possível.

Matheus Vital Freire dos Santos - 1º ano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário