Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Weber e o Racionalismo Moderno


Max Weber pode ser considerado um dos autores mais influentes e conhecidos no âmbito das ciências sociais. Sua influência diz respeito à singularidade de um denominado “racionalismo ocidental”. “Racionalismo” quer dizer a forma, culturalmente específica, de como uma civilização e seus indivíduos, que manifestam sua forma de pensar e agir a partir desses moldes culturais, interpreta o mundo.

"Cada sociedade é um conjunto de individualidade sociocultural formada de componentes historicamente agrupados" - Max Weber

Weber entendia que que o objeto de estudo é apenas um fragmento finito da realidade. Assim, concorda com a impossibilidade de entender os fenômenos em sua totalidade. A relação social seria a "probabilidade que uma determinada conduta tenha seu sentido compartilhado por diversos agentes".

O racionalismo da dominação do mundo define-se como uma “atitude instrumental” em relação às três dimensões possíveis da ação humana: ação no mundo exterior (na natureza); no mundo social; e no próprio mundo subjetivo (somente “meios” para a garantia de fins como poder e dinheiro).

Weber “deixa o leque aberto” ao clamar por uma análise mais compromissada no entendimento das razões dos comportamentos, fatos e condutas, do que em alcançar conclusões objetivas e absolutas sobre determinado assunto, podendo assim incorrer no risco de fazer suas reflexões e proposições servirem como simplórias receitas-prontas.

A transformação da percepção de uma “racionalidade objetiva” que se impõe aos indivíduos independente de sua vontade, na fundamentação de uma “sociologia compreensiva”, voltada a captação do “sentido subjetivo” das ações humanas. É onde entra sua definição de "Ação Social": todo comportamento cuja origem depende da reação ou expectativa de outras partes envolvidas. É o indivíduo que, por meio dos valores sociais e sua motivação, produz o efeito da ação social. No “racionalismo moderno”, no sentido de transformadora da realidade externa, são os pressupostos da “ação eficaz" que a tornam “compreensível” para todos, permitindo a “evidência intersubjetiva”, garantidora da cientificidade de proposições e descrições da realidade.

Repousam, até os dias atuais, diante da prática e perspectivas do pensamento Weberiano, muitas análises comportamentais de condutas e práticas, onde mediante estudos mais isentos (dentro do possível), Weber propôs algumas considerações que encontram respaldo histórico e estão em ação na contemporaneidade. Atualmente põe-se em prática, no combate a comportamentos sociais tidos como patológicos, muito do que Weber prospectou para as sociedades futuras, comprovando diversas vezes, sua essencialidade independente do contexto histórico.

"Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível." - Max Weber


Alice Rocha - 1 ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário