Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Durkheim 1 - A coercvidade do fato social


A coercividade do fato social

Emilé Durkheim é um grande ícone dentro da sociologia, haja vista a importância de sua contribuição dentro desse campo de estudo.
Um dos pontos de maior relevância dentro de sua teoria é o fato social. Para ele, este se configura por ser “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de explicação sobre o individuo uma coerção exterior”. Ou seja, se trata da coerção da sociedade sobre o individuo. Essa coerção do fato social pode ser identificada e sentida quase palpavelmente na medida em que tenta-se romper com ele.
Um grande exemplo para ilustrar a questão é o filme “natureza selvagem” de Sean Pean. Este relata a história de Christopher, (que no momento áureo de sua vida, onde saindo do ensino médio, possuía notas suficientemente altas para cursar universidades de melhor gabarito acadêmico, e com a verba necessária para realizar tal empreitada), decide mudar drasticamente o rumo para que sua vida caminha.
Ele doa toda a verba acumulada ao longo de sua vida para uma instituição de caridade, abandona o local onde até então morava, destrói todos os documentos que o identificam perante a sociedade, tal como carteira de habilitação e identidade, além de cortar qualquer espécie de contato com seus familiares ou seu círculo de amizades.
Ao escolher essa nova guinada para a vida, ele tenta abdicar desse padrão social capitalista, a partir do questionamento. Entretanto, como é possível analisar diante da foto acima, ele apesar de “romper” com sua vida anterior, não consegue eliminar os traços da sociedade sobre si mesmo.
Assim, mesmo não estando mais inserido na sociedade, ele ainda leva consigo objetos que demonstram o controle da mesma sobre ele. Ele ainda carrega os talheres para se alimentar, utiliza roupas, mantem se comunicando com o mesmo idioma. Pela perspectiva Durkheiminiana isto facilmente se justifica. Mesmo sem perceber, apesar de se afastar dos atos cotidianos de sua vida, ele não consegue romper com o fato social, que é, por exemplo, o idioma, a utilização de vestimenta ou o uso de talheres.

 Ana Paula De Mari Pereira 1º Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário