Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ação social e a construção da sociedade no dia-a-dia

       Max Weber foi um importante sociólogo alemão. Acreditava, diferentemente de Durkheim, que o sociólogo era sim parte do processo de análise das chamadas ações sociais, práticas pautadas na ação de um para com o outro dentro de uma sociedade, ao delimitar um certo tema para estudo. Seus valores para a construção da sociedade são muito relevantes para o entendimento dela.
ALEXANDRIA, Israel de. Salvador, 1997.
         O sociólogo determinou quatro tipos de ações sociais: racional com relação aos fins, racional com relação a valores, social afetiva e social tradicional, sendo as últimas obviamente irracionais. No exemplo da charge, observamos um pouco da ação racional final e também da valorativa, já que Marcelinho, ao comer o bolo todo, aceitou os riscos de sua prática, além de pensar no futuro, em que provavelmente ficaria sem comida. Agiu, dessa forma, racionalmente, pautado por um valor (irmãos sempre pedem) e por um fim (sempre fica sem nada). É interessante notar como a ação de Marcelinho foi motivada por outra ação: é assim que o motor social é formado e está em funcionamento, para Weber.

            “(...) ele [o indivíduo] pondera e escolhe, entre os possíveis valores em questão, aqueles que estão de acordo com sua própria consciência e sua cosmovisão pessoal. ” (WEBER, p. 110)

Referência: WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 1994. v. 1.

Arthur Augusto Zangrandi
1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário