Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nova visão do mundo

                As pessoas observam o mundo de maneira desassociada, analisam uma parte do todo como se esta tivesse sentido por si mesma, estando desvinculada das outras partes, o que é causa de muitos problemas encontrados na atualidade. É isso que afirma Sonia, personagem do filme " Ponto de mutação" que desenvolve sua tese no diálogo com o político Jack e o poeta Thomas, os quais se identificaram com essas ideias ao passarem uma tarde com ela no litoral da França.
                A medicina, por exemplo, muitas vezes se preocupa com o tratamento de uma doença focando especificamente no órgão em que ela se expressa, sem levar em consideração o funcionamento do organismo por inteiro. Diante disso, retira-se os cristais acumulados nos rins, resolvendo o problema momentaneamente,  porém, não alerta-se para os hábitos da pessoa que levaram a essa aglomeração sólida. Assim, haverá grande probabilidade de voltar a ocorrer a enfermidade, já que não houve um olhar amplo sobre o fato, indicando como comportamentos, aparentemente desvinculados, influenciaram no aparecimento do cálculo renal.
                O método cartesiano teve grande participação na formação da ciência e, por isso, esta herdou esse pensamento fragmentado sugerido por Descartes. A física moderna, no entanto, ao estudar as partículas sub-atômicas tem aprendido bastante sobre a interdependência dos elementos, o que foi evidenciado por Sônia, cuja especialidade na área é reconhecida mundialmente. Quando ela transmite alguns de seus conhecimentos para os outros dois personagens, eles percebem tais relações e as trazem para outras áreas, como a música, a ecologia e a política.
                Desse modo, o diálogo dos três permitem reconhecer a crise de percepção que envolve o mundo, uma vez que a sociedade é acostumada a ignorar o sistema vivo da realidade, o qual é constituído de partes coesas e interdependentes. Então, no final da tarde, se despedem cientes da importância de, cada um em seu contexto de vida, utilizarem e compartilharem essa nova visão da realidade.

Diogo Heilbuth
Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário