Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ponto de vista

 No filme Ponto de Mutação, dirigido por Bernt Capra, as três personagens principais se encontram em um castelo medieval na França e discutem vários temas filosóficos, entre eles, o pensamento de René Descartes. Sonia, uma ex-física, ao começar a dialogar com o político, critica a visão mecanicista-cartesiana de mundo nos dias atuais, principalmente na política.
 De acordo com a teoria mecanicista, o mundo é composto por peças ligadas entre si, e ao conhecer o funcionamento dessas peças, para resolver algum problema basta apenas substituir a peça defeituosa. Para a cientista, no entanto, o mundo não funciona desse modo, mas de uma maneira interligada em que não adianta resolver apenas a consequência e sim a causa , ou seja, trocar só a peça pode não resolver o problema.
 O pensamento sistêmico, que se opõe ao mecanicismo, pode ser usado como ponto de vista para diversos problemas contemporâneos, como a desigualdade social, por exemplo, visto que ao olhar todo o conjunto, veremos que a pobreza extrema de grande parte da população deriva da acumulação excessiva de capitais por uma pequena parcela da sociedade e de alguns outros fatores, e para resolver esse problema a melhor maneira seria encarar todo o conjunto, não só uma ''peça''. Em suma, o filme deixa claro que a visão mecanicista e fragmentada ameaça a sobrevivência humana e para reverter esse quadro, uma visão mais abrangente e sistêmica é importante.

Luís André, 1° ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário