Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mundo em mutação

        Seria possível aplicar o método cartesiano em nosso mundo atual? É a essa pergunta, inclusive, que o filme “Ponto de Mutação”, baseado no livro homônimo de Fritjof Capra, tenta responder através da discussão de seus personagens. Contestando filósofos e pensadores consagrados, Sonia, uma cientista, acredita que a visão de mundo atual precisa mudar, visto que ela foi concebida há muito tempo, principalmente por René Descartes, com seu método científico.
         O filósofo via tudo a seu redor, cada indivíduo, os problemas mundiais, como peças, fragmentos (por isso é chamado de mecanicista), os quais poderiam facilmente ser mudados, solucionados. Por conseguinte, ele não tinha a visão de conexão entre todas as coisas, em que um fato leva ao outro. Dessa forma, o obstáculo como um todo não seria solucionado, acarretando na persistência de erros, ao arrumar somente uma parte do problema.
         Portanto, tudo é questão de percepção. Ao não enxergar crises globais da maneira adequada (ou seja, realmente globais), a solução jamais será encontrada, pois os sistemas atuais, segundo o filme, prezam pela remediação, e não pela prevenção. O resultado é a degradação da ciência, que se tornou banal e exclusiva ao não se preocupar com os valores transmitidos e com a responsabilidade daqueles que para ela trabalham. 
        A dificuldade em aplicar o método proposto no filme é que essa aplicação poderia resultar no fim do sistema conhecido hoje, pois traria grandes transformações econômicas e sociais. A sociedade ficaria extremamente temerosa em aceitar essas mudanças, prejudicando sua efetividade. Como exemplificado pela obra, ao diminuir o consumo de carne vermelha para prevenir doenças cardíacas e poupar dinheiro gasto na saúde pública, a economia de determinados países, como o Brasil, por exemplo, entraria em colapso, pois dependemos fortemente da agropecuária. Esse método, assim, poderia privilegiar alguns mais do que outros, devendo passar por análise mais profunda.
      Com uma visão contemporânea do mundo e apontando os problemas dos pensadores clássicos, “Ponto de Mutação” apresenta uma nova forma de ver as relações que nos cercam, sejam elas entre os seres humanos ou desses para com o universo, provocando profunda reflexão sobre o papel que desempenhamos na sociedade e no planeta, apesar de necessitar de maior aprofundamento em suas teses.

Arthur Augusto Zangrandi 
1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário