Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cartesianismo nas escolas


    O filme "Ponto de Mutação" apresenta um amplo debate de ideias entre as personagens da trama e possibilita uma extensa discussão a respeito de diversos temas atuais, um bastante interessante, que possui conexão com o método cartesiano questionado no longa, é sobre a forma que as matérias escolares são abordadas em sala de aula.
    Somos criados a acatar tudo o que nos é imposto, principalmente quando o assunto é educação. Mas afinal, qual o intuito de existirem tantas disciplinas na grade curricular de uma escola?
    Esse questionamento pode ser explicado por meio da metáfora do relógio desenvolvida por Descartes e discutida no filme "Ponto de Mutação". Segundo esse pensador,  a natureza é como um relógio, complexo quando examinado por inteiro, mas de fácil compreensão quando desmembrado. É certamente desse conceito que houve a separação das matérias, e posteriormente por uma questão "didática" aconteceram as fragmentações dos assuntos abordados em cada disciplina. Por exemplo, a física é subdividida em mecânica, elétrica, dinâmica, etc. e o mesmo acontece com as outras matérias.
    De acordo com muitos colégios e cursinhos, esse método do desmembramento é um dos melhores para a apreensão do conhecimento, no entanto, há controvérsias, uma vez que se o aluno não consegue enxergar o enlace entre as disciplinas, a visão se torna fragmentada e a correlação entre os objetos de estudo, quase impossível. É por essa razão que seria necessário uma avaliação do uso do método cartesiano no que diz respeito ao sistema educacional brasileiro.
    Não podemos, é claro,  desconsiderar todos os avanços que o método desenvolvido por Descartes possibilitou,  contudo, no âmbito educacional não é o mais efetivo, haja visto que o aluno não consegue ter uma visão do todo, para tanto, com o intuito de evitar a visão fragmentada do ensino, é fundamental uma ponderação acerca do cartesianismo, a fim de que haja uma diminuição do uso desse método mecanicista e se amplie a concepção do saber. 


Ariane do Nascimento Sousa
1º ano- Direito Noturno
Introdução à Sociologia
Filme:"Ponto de Mutação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário