Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mudança de percepção

    Lançado em 1990, o filme "Ponto de Mutação " conta a história de três pessoas com diferentes profissões  e, portanto, visões de mundo distintas. Uma delas é um senador e ex candidato à presidência dos EUA, que se encontra em crise com a sua profissão pela falta de participação real que possui no cargo, uma vez que seus discursos são todos escritos por terceiros. A outra é um professor de literartura e escritor que se encontra na crise da meia idade. A terceira é uma cientista que está em conflito com sua profissão devido à motivos éticos.
    As comparações entre as várias áreas do conhecimento são de grande presença no filme. As partículas subatômicas não tem natureza independente para os estudiosos, mas estão conectadas e vistas como um todo na física atômica. Assim também devem ser analisadas as relações interpessoais e o universo como um todo. Um importante paralelo também feito por Sonia é do modo que a ciência via os homens e animais após Descartes: apenas como máquinas que deviam ser analisadas fragmentadamente . Para ela, há a necessidade de mudar a maneira como vemos o mundo.
   Há também uma observação do lado social e os efeitos de estar analisando o universo constantemente. Vemos os problemas de convivência entre mãe e filha, além de o julgamento feito pelo Senador em relação à Sonia, ao perguntar se aquelas idéias apresentadas foram boladas por ela e se outras pessoas também crêem nelas. Ou seja, vale notar a impressão de loucura que, infelizmente, é dada às pessoas que muito analisam o mundo.

Sofia de Almeida Antunes
ano Direito noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário