Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mutação na metodologia Científica.

     No filme ''Ponto de Mutação'' de Bernt Capra, há uma discussão muito pertinente na contemporaneidade. Este é centrado em uma conversa que promove o aquecimento dos ânimos de muitos defensores do Discurso do Método de Descartes e da obra de Francis Bacon. Baseada em suas diferentes atividades profissionais três indivíduos com distintas visões e opiniões acerca da vida e sobre o conhecimento científico capturam importantes pontos ao qual se deparam os espectadores ao assisti-los. Nos são apresentados ,como: Sonia, cientista graduada em física, Tom um poeta e Jack ex-candidato a presidência dos EUA. Sonia tenta quebrar os paradigmas e modos de se pensar cartesiano-newtoniano-baconiano que Jack mostra possuir e que muito se vincula a sua atividade política que exige ações positivistas e bem vistas pela sociedade.Sonia crítica a política bem como a visão predominante nos meios acadêmicos e intelectuais ao fazer a analogia  da ciência como uma máquina de relógio, em que ao sistematizar dois períodos na história da humanidade,sendo estes pré-cartesiano e pós-cartesiano, ela nos expõe a questão de como naquela se enxergava o tempo e a natureza de modo orgânico e vivo e nesta é vista apenas  como uma máquina tal como a do relógio, em que é possível fragmentá-la e entendê-la de forma isolada e específica, bem como compreender o tempo não em uma lógica natural , e sim mecanicista.
    Assim que a teoria cartesiano se firmou no mundo como forma correta de pensar e como metodologia científica, para Sonia se perdeu grande noção da estrutura do cosmos que nos envolve,pois se instalou uma crise de percepção da realidade, em que nos limitamos ao pensar nas questões das mais diversas magnitudes,desde ecológicas a socias e globais de forma fragmentada, quando de acordo com ela é necessária uma nova forma de se observar tais enigmas, não como fragmentos específicos e de maneira isolada, mas sim como peças de um todo em uma relação de interdependência e com princípios de organização. Ela simplifica suas ideias a respeito desse assunto na '' Teoria dos Sistemas Vivos''.
    Conclui-se na obra cinematográfica, que se baseia principalmente neste intrigante diálogo, a necessidade de uma ''mutação'' de cunho intelectual em âmbito internacional a respeito do que é ciência e do seu objeto de estudo. Em um mundo calcado cada vez mais no imediatismo, em que não se visualiza o futuro das próximas gerações, em que não está perceptível as relações de mutualismo dentre as grandes questões mundiais,sejam elas sociais ,econômicas ou politicas, pouco se pode esperar em matéria de mudanças e evolução da humanidade,seu conhecimento e sua sabedoria  na visão que o filme tenta propagar.
                                                                                                                           Rafael Cyrillo Abbud
                                                                                                                                 1º Ano               Direito  Noturno .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário