Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Superação Cartesiana na Medicina

A ciência evoluiu lentamente até meados do século XVI, pois não havia um método de estudo concretizado. Com o advento dos ideais de Galileu, mestre da dedução teórica, Francis Bacon, criador do empirismo, Descartes,  fundador método cartesiano e Isaac Newton, criador dos princípios da mecânica, a ciência teve grande reconhecimento na sociedade.
O filme "Ponto de Mutação’’ baseado do livro homônimo de Fritjof Capra, aborda, em uma de suas criticas, o atual sistema utilizado pela maioria dos estudiosos no que se refere a compreensão de mundo relacionando suas análises ao método de Descartes o qual implica em avaliar os assuntos em partes, sendo consolidado por Newton o método Newtoniano-Cartesiano. Por exemplo, a medicina atual é completamente mecanicista, assim como Descartes, os cientistas enxergam a doença como algo a parte de todos os demais sistemas do corpo humano, ou seja é necessário fragmentar o máximo possível do ser humano para chegar ao local exato do problema a fim de compreender esse espaço específico. Para conhecer todo o corpo humano, seria necessário o entrelaçamento dessas pequenas partes estudadas separadamente. Observamos na sociedade atual as mais variadas formas de especialização na medicina; dermatologia, carcerologia, neurologia, cardiologia etc, entretanto a maioria dos médicos se especializam em uma ou algumas dessas áreas,  impossibilitando a concretização do método de Descartes, umas vez que torna-se impossível especializar-se em todas as partes da medicina.
As ideias presentes no filme sugerem a superação do pensamento reducionista-mecanicista apresentado por Descartes, Bacon e Newton, e divulga um novo pensamento denominado sistêmico, cuja ideia central consiste em compreender os sistemas que interligam-se, ou seja, avaliar as diferentes formas do saber abrangendo o maior campo de informações possível. O exemplo apresentado no "Ponto de Mutação’’ ocorre quando a cientista física  critica a forma como são estudados os problemas sociais no mundo uma vez que "ganhos econômicos e sociais reduzem as famílias grandes’’, portanto não são apenas os métodos contraceptivos os únicos responsáveis no planejamento familiar. 
Em suma, surge a necessidade de conhecer o ser humano de uma forma mais abrangente na qual deve-se ponderar o doente como um todo, uma vez que por trás do órgão doente exite um ser de alta complexidade, que além do corpo físico possui alma. Assim nasce o Paradigma Holístico o qual é a base das técnicas e terapias complementares ou alternativas, que veem o ser humano por completo, que analisa não apenas a doença, mas um ser humano possuidor de um corpo físico, mental e emocional.
Juliete Zambianco
1º ano Direito- Noturno
Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário