Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Novas perspectivas

Ponto de Mutação, adaptação cinematográfica derivada do livro “The Turning Point”, do físico austríaco Fritjof Capra, traz uma forte crítica a visão de mundo mecanicista que se reflete na atual condição humana.
Seus personagens, por meio de diálogos bem construídos, trazem máximas que levam a concluir a existência de uma percepção humana distorcida – a cultura, construída pela ideologia dominante, realiza ações egoístas que colocam em risco a própria sobrevivência do ser humano. A ciência moderna, tendo por ponto inicial as ideias de Descartes, transformou o universo na “metáfora do relógio” – fragmenta-se tudo e pensa-se, que a partir das partes é possível entender e definir realidade. Esquecendo o conjunto, logo, consolidou-se uma filosofia baseada no individualismo e no separatismo, no qual as ações de uns não interferem nas de outros. E partir disto derivam-se os problemas contemporâneos vividos.
Por fim, o filme engendra a reflexão que se faz necessário uma nova visão de mundo, baseada em valores mais fraternos, que evitem a destruição humana.

João Victor Ruiz
1º Ano – Direito Noturno

Filme “Ponto de Mutação”

Nenhum comentário:

Postar um comentário