Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de agosto de 2021

A VIDA É DESAFIO

 “Sempre fui sonhador é isso que me mantem vivo

Quando pivete, meu sonho era ser jogador de futebol

Vai vendo!

Mas o sistema limita nossa vida de tal forma

Que tive que fazer minha escolha, sonhar ou sobreviver

Os anos se passaram e eu fui me esquivando do circulo vicioso

Porem o capitalismo me obrigou a ser bem sucedido

Acredito que o sonho de todo pobre, é ser rico

Em busca do meu sonho de consumo

Procurei dar uma solução rápida e fácil pros meus problemas

O crime”

 

    A musica “a vida é desafio” do grupo Racionais MC´s começa com esse depoimento do cantor Afro X que se encaixa em uma ampla parte das pessoas que vivem nas periferias e que infelizmente tem de recorrer ao crime para sobreviver, essa escolha inclui essas pessoas em uma espécie de “estado paralelo” que é formado pelo mundo do crime, sendo que esse estado possui suas próprias regras de conduta.

    A filosofia proposta por Durkheim pode ser amplamente observada no exemplo aqui abordado, há um fracasso das instituições do estado nesse trecho da música “A vida é desafio”, quando Afro X conta seu sonho de ser jogador de futebol e como o sistema limitou o sonho dele, é fácil de identificar aqui um estado que não investe na escola da periferia e muito menos investe no esporte da periferia, essa abstenção do estado demonstra o adoecimento das instituições, que fracassam em seu papel e forçam os jovens de periferia a escolher entre sonhar ou sobreviver em conjunto com o mundo do crime.

    Outros pontos da filosofia de Durkheim podem ser vistos nas sociedades paralelas construídas pelo crime. Durkheim aborda o ato de fazer justiça com as próprias mãos e essa é uma realidade no mundo atual, principalmente em alguns casos dentro do mundo do crime, punir um adultério cortando o cabelo da mulher que cometeu essa infração é um exemplo e serve ainda para coibir o mesmo comportamento em outras pessoas, vale lembrar que Durkheim apenas analisa tudo isso sem fazer juízo de valor.

    É possível ver ainda como certos comportamentos contribuem para a coesão dessa sociedade. Um criminoso que se nega a roubar em seu próprio bairro pois percebe que todos ali estão vivendo juntos acaba observando também que não é vantajoso para si cometer aquele delito ali pois ele corre o risco de ficar mal visto dentro da própria comunidade. Esse ato de se se negar a roubar no bairro em que vive contribui para que a coesão naquele ambiente seja mantida.

    De maneira geral a filosofia que Durkheim se propõe a observar pode ser amplamente vista em nossa sociedade atual, sobretudo nas sociedades menos complexas onde o próprio direito se da de uma forma mais compacta e principalmente no que diz respeito ao direito penal, não necessitando necessariamente de um envolvimento do estado e de toda a burocracia que vem com ele para se punir determinadas infrações.

Victor Hugo da Silva Fernandes  | Turma XXXVIII       | Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário