Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Weber e a Greve

Place de Grève, Paris, às margens do Rio Sena, local assim denominado por ali ser um terreno plano composto por cascalho ou areia onde agrupavam-se gravetos, local que designou o batismo do objeto principal de luta social dos trabalhadores, a famigerada Greve. Basicamente essa ação consiste na paralisação dos meios de produção para reivindicações dos trabalhadores de condições melhores de trabalho, nesse nível de observação do objeto de estudo é observável somente a ação do grupo social e também é possível comprovar a ideia do materialismo dialético, desenvolvimento histórico e o da luta de classes.
            Todavia até mesmo no movimento da Greve é possível ir além de Marx, assim como Weber vai em sua perspectiva sociológica, e compreender a ação social de cada indivíduo presente nessa sociedade de trabalhadores. Quando proposto a greve em assembleia, no momento de votação é observável que o meio social influencia no fluxo de probabilidades do voto desses indivíduos, e nesta ação está a visão de sociedade de cada indivíduo ali presente, até mesmo os indivíduos que escolheram a abstenção demonstram qual sua visão quanto a este movimento. E através de cada ação espelhadas como votos a relação entre estas ações formam a realidade social.

            Tal realidade social que compreende as ações dos indivíduos, que se opõe ao denominador comum do Marxismo que iria, como um determinista, olhar todas as ações como uma e resultante da classe à qual o grupo pertence. Weber até classifica a ação social em quatro tipos, a com relação a um objetivo, a com relação a um valor, ação efetiva ou emocional e ação tradicional, que as exemplificando respectivamente no contexto da greve se apresentam como, o indivíduo que quer o benefício de ter as pautas atendidas e vota sim, o indivíduo que por acreditar na ideologia marxista e na luta de classes, que é consequente dessa, vota sim mesmo que se for para perder benefícios, o indivíduo que  a pedido de seu pai  que está cansado de vê-lo entrar no movimento e ser perseguido por seu patrão vota não e o indivíduo que vota não por costume de sua família de se apartar de situações de conflito. Logo é inegável a contribuição de Weber para à sociologia, com sua compreensão das ações dos indivíduos e também propondo um tipo ideal de ação possibilitou até mesmo a dissociação do indivíduo em um movimento que é estritamente social e coletivo como a Greve.

                         Lucas André Silva - 1º ano de Direito(Noturno)
            


Nenhum comentário:

Postar um comentário