Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A sociologia compreensiva de Max Weber.

Max Weber, notável sociólogo alemão, desenvolveu várias análises direcionadas à dinamicidade dos fenômenos sociais. Nesse sentido, Weber empregou objeto e método próprios, o que possibilita sua divergência a seus antecessores, como Comte, Durkheim e Marx e Engels, por exemplo.

Vale lembrar que Weber parte de uma sociologia compreensiva. Ou seja, o importante para ele é encontrar as causas das chamadas “ações sociais”, o que vai de encontro com o pensamento de Durkheim, por exemplo, que compreendia a sociologia como uma ciência descritiva dos fatos sociais.

 Ainda nessa antítese Weber x Durkheim, é possível observar que com Weber a sociologia se ocupa a analisar mais os indivíduos e o papel que esses expressam no seio social do que com a ideia de uma sociedade exterior e autoritária ao mesmo. Esse choque entre esses pensadores também vai se encontrar nos métodos que eles utilizam. Enquanto Durkheim acredita na completa objetividade da ciência, ao mesmo tempo em que considera seu próprio objeto de estudo (fatos sociais) como coisas, Weber compreende ser impossível esse distanciamento completo e essa objetividade cega entre o objeto e o pesquisador.

Nesse sentido, Weber tem como método o que ele denominou “tipo ideal”. Trata-se de uma estratégia para analisar as causas das ações sociais, isto é, para compreender as interações que os indivíduos mantêm entre si formando um “emaranhado social”, ou seja, um corpo social. Dessa forma, esse tipo ideal, carregado por juízo de valor do próprio pesquisador, sem, no entanto, comprometer a objetividade do conhecimento, entrará, por sua vez, em conflito com os fatos reais. E é justamente nessa comparação que se obtém a verdade científica.


Observa-se, então, que Weber não parte da ideia de que o corpo social é regido por leis gerais e universais, pois seu próprio método, ao analisar os aspectos mais profundos do fenômeno social, torna insustentáveis essas generalizações e tecnicidades da razão. Isso vai de encontro ao pensamento de Marx também, uma vez que, compreendendo a história através de um método cego e impositivo, ele deixa de observar as verdadeiras causas que levam os indivíduos a constituir o aparato social.

Murilo Ribeiro da Silva        1°ano de Direito, matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário