Nessa
grande peça de teatro
Nesse
mundo putrefato
De
fato, o que fazer?
Os
homens, seus papéis,
Encenam
num palco de asfalto,
O foco
é a luz do semáforo,
E
vestem uma marca que vem de longe.
De
onde? Estados Unidos. Inglaterra. Holanda.
China?
A
superação.
Supera-se
os percalços da encenação.
A luz
que faltou, o texto mal decorado.
As
classes, a escola francesa.
Supera-se Marx. Corre para além.
Na
obra teatral, ação mais ação.
Relação.
Uma
cena que se forma, a realidade do teatro.
O
social e sua ciência.
Homem-sapiência
O sentido
que o ator dá a sua cena
Não se
faz só pelo seu lugar no palco.
O ator
e seus valores.
A
cultura, a religião, a política.
O
monólogo da sua crítica.
Possibilidades
múltiplas de ser ou não ser.
Na
atuação arquetípica
O tipo
ideal.
A
referência a ser eliminada.
O que
se anda se marca.
Uma
escrita sem rubrica. Sem lei.
Dinâmica
da cena.
Individual
sistema.
De que
me adianta saber o todo,
Se não
se sabe quem compõe o bolo?
Fração
de segundo.
Cai o
pano.
Descobre-se
o mundo.
(Início do primeiro ato.)
- Herculano,
quem te fala é uma morta.
José Eduardo Adami de Jesus, 1º Direito (noturno)
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