Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Fora da Prisão

  Max Weber, nascido no século XIX, foi de extrema importância na história da sociologia. Sua importância se deve, em partes, ao objeto de estudo escolhido por ele, à sua crítica ao pensamento marxista.
  O objeto de estudo que Weber escolheu na sociedade foi a ação social. Segundo Weber, a sociologia deve buscar compreender o sentido da ação social com foco no indivíduo, que pode ser de 4 tipos. Como exemplo temos a ação social com relação a um objetivo, que é basicamente a ação que combina os meios para se atingir um fim, e a ação tradicional, que se baseia em ideias tradicionais como religião e patriotismo.
  A ação social de Weber dá uma base do porque o pensamento marxista é criticado. Para Weber, o indivíduo é sempre o foco da ação, pois esta parte dele, mesmo quando existem o Estado e a sociedade o influenciando. A economia não domina o indivíduo e o controla, no máximo o influencia. Para Weber, quando a economia é usada para justificar certas ações ela muitas vezes sofre uma expansão de sentido podendo chegar, inclusive, a deixar de ser economia.
  O pensamento marxista excluía o indivíduo pensando apenas nas classes e nas estruturas e superestruturas da sociedade. Para Weber, o indivíduo é que realiza a ação com motivações pessoais que podem ter como influência a economia, mas a iniciativa é dele. A sociologia negava a força individual, e com Weber, finalmente a reconhece. A liberdade que, com o tempo, passa a ser abstrata e possivelmente inexistente, volta a ser considerada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário