Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Rafaela Silva: Ação Social x Contexto Violento da Cidade de Deus sob a ótica de Max Weber.

Rafaela Silva é uma judoca brasileira, que em 8 de agosto de 2016, conquistou a medalha de ouro em sua categoria nas Olimpíadas Rio 2016. Aos oito anos de idade, Rafaela chega ao Instituto Reação, organização não governamental criada pelo medalhista olímpico Flavio Canto, que fomenta o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, com pólos na Rocinha, Cidade de Deus,Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro, todos no Rio de Janeiro/RJ.

Não obstante sua gloriosa conquista, Rafaela traz consigo uma história de superação, pois comorou diretamente com o cenário violento do bairro Cidade de Deus. A favela Cidade de Deus, hoje um bairro, foi construída em 1960 com a política de remoção de favelas, durante o governo de Carlos Lacerda. Em 2002, o bairro ficou famoso depois do filme Cidade de Deus, que retratou todo cenário de violência, pobreza, preconceito, estigmas e exclusão social que vivem os moradores de favelas.

O local virou reduto de disputas violentas entre as facções criminosas e Rafaela conviveu neste palco, porém graças aos seus valores e crenças, transformou-se em uma campeã olímpica, apesar de inúmeras dificuldades dentre as quais podemos citar: ser pobre, negra e moradora de favela.

Olhando o caso em tela, percebe-se claramente que não são apenas as estruturas das instituições e a situação econômica que motiva a ação do indivíduo, pois seria mais fácil deduzir que Rafaela provavelmente seguiria um caminho não tão glorioso como percorreu no esporte.

Rafaela compreendeu o sentido das ações que os professores do Instituto Reação,seus pais e irmã mais velha passaram pra ela, fazendo com que ela modificasse sua realidade de maneira absolutamente brilhante.


Douglas Marques, aluno do segundo semestre, Direito Noturno.


Referências Bibliográficas

BIOGRAFIA DE RAFAELA SILVA. Disponível em: < http://www.rafaelasilvajudo.com.br/biografia/>. Acesso em: 04 set. 2016.

CLASSIFICAÇÃO JUDÔ FEMININO RIO 2016. Disponível em: < https://www.rio2016.com/judo-standings-ju-ate-57kg-feminino>. Acesso em: 04 set. 2016.

FRANCO, Luiza. Marcada por histórico de violência, Cidade de Deus vira referência para o judô. Folha de S.Paulo, 10 ago. 2016. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1800982-escola-que-criou-rafaela-silva-tem-outras-apostas-olimpicas.shtml>. Acesso em: 04 set. 2016.

MAIA, Aline Silva Correa. Cidade de Deus em foco – Análise de representações de jovens da periferia. Disponível em:< http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/206/207>. Acesso em: 04 set. 2016.

SOBRE O INSTITUTO REAÇÃO. Disponível em: < http://www.institutoreacao.org.br/oinstituto/>. Acesso em: 04 set. 2016.

WEBER, Max. “A objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência política”. In: Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez; Campinas: Unicamp, 1993. p. 107-154.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 1. 3 ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1994. p. 03-15.

ZALUAR, Alba. Cidade de Deus e Condomínio do Diabo. Revista de História da Biblioteca Nacional, 04 de out. 2010. Disponível em: < http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/cidade-de-deus-e-condominio-do-diabo>. Acesso em: 04 set. 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário