Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A ação social da perspectiva científica

Max Weber foi um sociólogo que escreveu em confronto com a perspectiva marxista buscando uma compreensão sociológica e a interpretação do sentido da ação social. Para Weber, a ação social comporta infinitas probabilidades e é por conta disso que ele fala de valores, culturas, religião, política etc, isto é, múltiplas pérspectivas.
A ação social pode ser entendida como um aspecto próprio e pertencente a um grupo (com ideias semelhantes) que geram uma mobilização social, compondo o que chamamos de ideia geral.  Isso é muito perceptivo na politica atual, onde cada indivíduo carrega em si uma forma de Estado seja apoiando ou tendo uma ideia contrária a ele. Grandes ícones políticos ligados a movimentos de ação social são : Peron, Vargas ou mesmo Lula.
A ação social também está presente na escola, na faculdade, na família, na sexualidade, e geralmente é fortemente impulsionada pelo dogmatismo, porem, Weber diz que o dogmatismo é puramente religioso e não científico. Para Weber, o que molda a ação social é o contexto, a realidade na qual o indivíduo está emergido, e portanto, cabe ao analista social, não apontar o caminho a ser seguido mas sim entender e explicar o sentido das coisas que acontecem,
Weber se opõe a Marx, pois para o primeiro, o materialismo dialético se trata de uma ciência nomológica (domínio do mundo), e a ciência social deve fazer uma crítica do mundo e não estabelecer leis, como o materialismo dialético propõe.
Há 4 tipos de ação social: 1) ação racional com relação a um objetivo , em que o ator concebe seu objetivo e combinq os meios para atingi-lo. 2) ação racional com relação a um valor, o qual o indivíduo, fiel às suas ideias, aceita os riscos intrínsecos à sua ação. 3) ação efetiva ou irracional, estimulada principalmente pelas paixões do indivíduo. 4) ação tradicional, estimulada por hábitos ou costumes dos indivíduos.
O conjunto das ações sociais forma o que chamamos de relação social. Um sociólogo, para Weber, deve analisar as relações sociais de forma científica através de uma análise fria, para que não se atribua juízo de valor, como é o caso do Estado Islâmico, fora da perspectiva terrorista, Weber analisaria o porque desse grupo existir os fatos que ocorreram para que ganhasse força e não julgar se o que elea fazem é certo ou errado por uma visão dogmática.

Fernanda da Silva Miguel - Direito Noturno - 1° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário