Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A ação social segundo a concepção de Weber

O papel da sociologia é compreender o sentido da ação social e o sentido que o indivíduo dá para ela movido por seus valores. Segundo Max Weber, não basta que nós conheçamos o cenário para que possamos entender o movimento dos seres sociais. Então, qual o papel da sociologia?  
É papel da sociologia buscar conhecer o indivíduo e não o todo, pois esse não seria suficiente para pressupor ou intuir o sentindo da ação dos indivíduos. Assim, compreender a ação social como um todo é apenas um ponto de partida para que se atinja a compreensão do elemento mais importante dessa ação, o próprio indivíduo. Para isso, é necessário analisa-lo enquanto ser singular, considerando suas origens e contradições, para enfim, afirmar o conhecimento da sociedade.
Assim, uma das vantagens que essa concepção da essência da ação social dos indivíduos, é que essa levaria ao entendimento de conceitos como estado. Com base em tal concepção, este é um o bem coletivo, mas que cada indivíduo em suas ações carrega valores diferentes de estado, seja afirmando o estado vigente, seja aspirando uma nova forma de estado. E que a partir de uma racionalização política do estado, os interesses pessoais forjam as relações de poder.
Weber nos convida a analisar as ações dos indivíduos a partir das perspectivas que os próprios indivíduos dão para elas, permitindo uma observação a partir da perspectiva do outro, compreender por que em cada realidade social os valores da sociedade de direitos são frágeis, o motivo para não se afirmarem. O sentindo de uma relação social está referenciado no outro e compreender o valor do outro não é ratificar o que ele fez, é explicar a partir do que é observado.  Além de possibilitar a afirmação de que ação social de cada indivíduo conectada com a ação de outros carrega significados que quando correlacionados compõem a sociedade.

Camilla Bento Lopes Silva – Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário