Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Max Weber e o Individualismo

O pensamento e a obra de Max Weber caracterizam-se pela intensa valorização do indivíduo em si, que Weber considera o ponto de partida para a análise das sociedades no geral, pois, de acordo com ele, mesmo quando estuda-se grupos coletivos, tudo parte das ações individuais. Weber foi um dos principais nomes a ajudar na instituição de uma metodologia própria para as ciências sociais: que se baseia nas ações humanas.
 O principal ponto da sociologia weberiana é a ação social, que se entende por todo comportamento cuja origem depende de outras partes envolvidas, das demais pessoas que têm relação com o fato. O indivíduo, por meio dos seus juízos de valor e sua própria consciência, produz o sentido da ação social.
Outro aspecto de destaque é a oposição que Weber faz em relação a algumas ideias Marxistas. Ele critica o materialismo histórico e o dogmatismo que este carrega por defender que essa metodologia leva a hipóteses e conclusões frágeis e, portanto, com prováveis incorreções.

O discurso weberiano encaixa-se com veemência nos dias atuais, em que a individualidade confunde-se com o individualismo e cada um se porta de acordo com as suas convicções particulares, sem haver a preocupação com o outro, mesmo que suas ações estejam intimamente correlacionadas. Os homens-bomba são um exemplo claro dessa tendência: a partir de seus juízos de valor previamente construídos e suas motivações pessoais, tomam uma decisão que interfere em todo o grupo social a que pertencem – o que gera inclusive certa generalização da etnia perante as demais sociedades. 


Maria Eduarda T. S. Léo - diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário