Max
Weber, ilustre cientista social alemão, possui como principal legado
seus estudos sociológicos – também denominados como um
“individualismo metódico – críticos a dialética materialista,
na busca da compreensão da origem da ação social. Desta forma,
Weber é notório justamente por privilegiar o indivíduo em si, e
como suas ações relacionam-se com outras ações neste mesmo âmbito
social.
Tal
interconexão de ações – independente de seu sentido comum, de
caráter harmonioso ou conflituoso – é resultado da caracterização
da sociedade em si, e como ela se move diante da ação social dos
indivíduos nela inseridos.
Assim,
Weber classifica a ação social em quatro tipos possíveis: racional
com relação a um objetivo, caracterizada pela delineação de seu
objetivo e as formas de atingi-lo; racional com relação a um valor,
cujo ator mantém-se devoto a suas ideias e entende os riscos
referentes a tal ação; ação efetiva, estimulada pelo emocional do
indivíduo movido por paixões e a ação tradicional, cuja
característica se dá por hábitos, costumes e crenças do ator.
O
filósofo ainda propôs a utilização do método do “tipo ideal”,
onde, a fim de se realizar um recorte conceitual da sociedade,
utiliza-se da extrapolação da realidade observada, retirando desta
tais conceitos.
Além
disso, Weber também foi afamado por sua crítica e embate em certos
pontos do pensamento marxista, principalmente ao afirmar que a
sociedade não é movida somente pelas forças de produção
capitalista – havendo outros institutos como a religião – e
que, portanto, o indivíduo não se move como resultado do meio em
que se insere.
Tomando
como base estes argumentos embasados na sociologia weberiana, podemos
ter como exemplo o sexismo, e como ele se sustenta na sociedade
atual, especificamente através da “imparcialidade” apresentada
por diversos homens que talvez não reproduzam explicitamente o
machismo, mas não o combatem dentro de seus próprios círculos
sociais. Este fenômeno reflete o individualismo exposto por Weber,
onde tal neutralidade é falsa, corroborando os verdadeiros valores
pertencentes a tais indivíduos que, consequentemente, somente
fermenta a misoginia.
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