Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

“Saber é poder” na sociedade hodierna

     Com a obra “Novum Organum” de Francis Bacon entende-se o conhecimento como uma capacidade de dominação, traduzindo isto na frase “Saber é poder”. Tal conceito está intimamente ligado à sociedade contemporânea.
     Saber, conhecer, pesquisar e buscar informações são formas de dominar uma realidade. O conhecimento é uma ferramenta de mudança social e individual. Percebemos no mundo atual como o saber pode trazer vantagens para o desenvolvimento de um país, como o caso dos países mais poderosos do mundo abrigarem as melhores universidades. Exemplificamos isso com o caso dos países subdesenvolvidos que apresentam índices baixos de indivíduos com a educação básica e uma desigualdade no acesso à educação entre homens e mulheres. Isso se traduz em um país pouco desenvolvido social, politica e economicamente. No entanto, talvez alguns países não queiram uma população com conhecimento, uma vez que isso acarreta uma população mais bem informada, com maior participação política e com a capacidade de retirar do poder um governo não democrático.
     O Brasil, que ocupa a posição 60º no ranking de educação feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico que avaliou 76 países, ainda possui muitas falhas na educação.  Definitivamente a situação da educação no Brasil não é nada boa. Alguns políticos chegam a desviar verbas da merenda das crianças nas escolas públicas, ou seja, qual o comprometimento deles em melhorar a educação brasileira? Talvez os políticos tenham alguma intenção em não quererem uma população bem informada, que tenha conhecimento e sabedoria para escolher seus governantes, afinal como afirmou Bacon: Saber é poder.
Ana Paula Mittelmann Germer- 1º ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário