Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Falsos ídolos

                                                          
          O fazer científico é um processo que deve estar desvinculado dos pré-conceitos e da opinião comum. Desse modo, existem falsas noções que ofuscam a mente e dificultam o caminho que conduz a verdade. Essas noções errôneas foram chamadas de ídolos por Francis Bacon e que ainda atrapalham o desenvolvimento da ciência em nossa sociedade.
          Os ídolos da tribo estão relacionados a interferência das emoções e limitações dos sentidos. É comum as distorções da realidade, o aspecto humano pode interferir, de maneira negativa, na produção da experiência.
      Os ídolos da caverna vinculam-se ao caráter do indivíduo, sua subjetividade e gosto. As instituições, como a família, a Igreja e a escola, podem inserir falsas informações e valores que aprisionam a mente em senso comum.          
       Os ídolos do mercado se referem ao uso da linguagem e suas influências. No processo científicos, devemos nos policiar com o tipo de linguagem empregada e padronizada.
          Já os ídolos do teatro são as falsas ideologias que corrompem o homem. Os estudiosos não podem perder tempo em reflexões vagas e que não levam à resultados concretos.
           Portanto, Bacon nos alerta que a produção do conhecimento científico deve estar imune aos vícios. Os ídolos devem ser quebrados para que eles não atrapalhem o caminho para a verdade.      

João Raul Penariol Fernandes Gomes - 1º ano de Direito - Turno: Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário