Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Bacon: a criação de uma filosofia que se mantém atráves dos séculos

Francis Bacon, considerado o fundador da ciência moderna, nascido em Londres e com grande influência de Aristóteles, tem em um dos pontos mais fundamentais da sua filosofia a não aceitação do senso comum, dito por ele como “antecipação da mente”.
Fazendo um paralelo com o século XXI, Bacon consegue prever uma das maiores falácias da humanidade. Essa prática vem sendo deveras comum na atualidade, que apesar de ser conhecida como a “Era da comunicações” traz consigo uma espécie alienação, causada pela facilidade de acesso as grandes mídias, que acabam por ditar os valores atuais.
Sendo estes definidos e demarcados pelos meios de comunicação, como por exemplo a televisão e a internet, que mesmo sendo meios que apresentam uma variedade extensa de conhecimento, é visível a influência de certos pensamentos que se proliferam de uma maneira impiedosa, sendo repassados sem a verificação da veracidade ou estudo aprofundado. Desse modo, é notável a contemporaneidade da teoria dos “Ídolos da Caverna” de Bacon, que explica as distorções provocadas pelo mundo a sua volta, que influencia imediatamente no seu modo de ver o mundo e se ver.
Outra tese que se comprova de Bacon na atualidade, é o saber como forma de poder. Na atualidade, o saber como domínio da natureza constituí um ramo importante nos debates políticos.

Por fim, Francis Bacon é um dos fundadores do pensamento científico atual e suas teses conseguem ser visíveis até hoje, se passando 455 anos desde o seu nascimento.


Barbara Moreira Ortiz - 1ºano -  Direito Matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário