Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Eva viu a uva, mas e daí?


Bacon, considerado o pai do empirismo moderno, viveu de 1561 a 1626, na Inglaterra. Em sua obra mais eloquente, o “Novo Organum”, ele expõe sua reflexão filosófica na busca por um método de conhecimento da natureza que venha a ser usado cientificamente. O nosso filósofo, além de ser um amante da ciência, era também um severo crítico da “falta de praticidade” dos filósofos anteriores a ele, em suma, criticava a abundância de palavras e contemplação e a falta de objetividade e proficuidade em resolver os problemas dos homens.  

Peguemos o Eva viu a uva por exemplo. Um simples “Eva viu a uva”, pode dizer algumas coisas a respeito do empirismo. Se Eva viu a uva, mas não a experimentou, não a tocou, não a estudou e sequer pensou na função da uva, Eva foi uma contempladora fugaz.  Assim, ao trazer Bacon para a nossa realidade podemos perceber que seus escritos faz-se presente em todo o mundo acadêmico e são os alicerces para a ciência moderna, como a busca pelo conhecimento, a “dominação” da natureza, a criticidade e desmistificação da realidade, “O homem pode tanto quanto sabe” afirmou ele. A partir do método apresentado por Bacon, a educação como forma de ciência ganhou suas formas e representava, daquele momento em diante, um meio para o homem atingir conhecimentos antes distantes ou desconstruir paradigmas considerados irrefutáveis.

A experimentação é a forma de conhecimento mais enriquecedora, além de provocar a tentativa, a não desistência leva ao aperfeiçoamento do que se procura. Talvez seja por isso que a primeira porta de entrada dos bebes para o “mundo das coisas” seja pelo tato, pela degustação e pelas tentativas. As invenções que temos no mundo moderno são fruto de exaustivas tentativas, contudo, algumas de séculos anteriores foram descobertas ao acaso, como a pólvora, o micro-ondas e a insulina, ou seja, tentar e errar pode trazer algo surpreendente, ao passo que apenas contemplar e analisar não traria resultado algum, como fora explicado por Bacon. 
Eva viu a uva, mas e daí?

Victor Hugo Xavier, 1° ano Direito - Noturno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário