O modelo moderno de
educação se baseia em uma premissa simples: o professor lê, o aluno copia, vem à
prova e pronto. Os alunos são instruídos para passar nos testes, provas,
vestibulares, mas não para o mais importante: ampliar seu conhecimento e
aprender. Ora, se o conhecimento é a base de qualquer perspectiva de sucesso,
como este pode ser colocado em segundo plano no modelo de educação?
O livro “Novum Organum”
publicado no ano de 1620 e escrito pelo político, filósofo e ensaísta inglês,
Francis Bacon, trata da importância do conhecimento como forma de transformação
e alicerce para a conquista do sucesso. Bacon considerava necessário a
observação para se obter clareza pois a essência estava no interpretar. Deste
modo, o conhecimento seria fruto da conciliação entre razão e experiência.
De acordo com o
pensamento baconiano, para realmente se aprender é fundamental a prática e
não só a teoria, diferentemente do que ocorre no modelo moderno de educação. Portanto, o ideal é que os alunos tenham oportunidades de pesquisar, de ter experiências e
não só ler e escrever, sem absorver. Este pensamento já é aplicado em algumas escolas que
adotam métodos diferentes de ensino para que cada estudante tenha mais
autonomia e liberdade.
O documentário "Quando
sinto que já sei" (vídeo abaixo) apresenta novas alternativas ao sistema
convencional de educação. Raul Perez, jornalista e diretor do documentário, acredita como Bacon, que o conhecimento deve ter o propósito de transformação
e não de opressão. "O ensino que temos hoje forma especialistas. Você fecha
portas e cria cursos para a criatividade acontecer. Isso, de certa forma, é
cruel. Se a pessoa tem muitas potencialidades, deve poder desenvolvê-las com
liberdade", justifica.
"Saber é poder", a frase
de Bacon revela como o conhecimento é a forma mais simples de triunfo. Gerar
oportunidades para as futuras gerações desenvolverem suas múltiplas potencialidades
é a chave para o progresso da educação e consequentemente do país.
(Isabela Rafael Soares - Direito Noturno - 1 º Ano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário