Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

A razão derivada da experiência 

Na obra ''Novum organum'' de Francis Bacon ele nos apresenta um conhecimento derivado da experiência, do saber, segundo Bacon a razão deriva da experiência e não à forma melhor de se obter conhecimento se não a partir da experimentação.

Bacon criticava a ''antecipação da mente'' ou seja valores que estão presos a nós, seja ele teológico, filosófico dentre outros que nos impedem de formular um pensamento que os questionem, que coloque a sua veracidade a prova. Segundo Bacon os sentidos do homem são infalíveis e representam a fonte de todo conhecimento válido quando guiados pelo método científico, Bacon buscava a verdade a partir da experiência e da observação visando acabar com falsas percepções e geralismos.

A ideologia construído por bacon nos faz ter um pensamento crítico acerca de como os gregos construiram seus pensamentos filosóficos colocando a conclusão a frente da experimentação, Bacon defendia o empírico e criticava qualquer conhecimento que não fosse derivado da experiência, oque o levou a criticar os pensamentos dedutivos da ciência grega, dos ídolos e da escolástica medieval.

O pensamento de Bacon não é obsoleto mesmo após 4 séculos de sua publicação, muito  pelo contrario ele é ainda é muito útil, se todos da nossa atual sociedade aplicassem para si a ideologia de Bacon creio eu que muita coisa iria mudar, o grande problema da nossa sociedade é acreditar em tudo oque ouve ou vê sem nenhum tipo de questionamento ou experimentação e quando a experiência se torna refém da razão, surge oque hoje é conhecido como senso comum.

Ari D'antraccoli Neto - 1°ano Direito matutino. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário